NR 20 – Postos de Gasolina – Veja quais são os EPI obrigatórios

7 práticas seguras que todo trabalhador deveria cumprir
11 de janeiro de 2018
Atualização do PPR – Veja as principais mudanças
18 de janeiro de 2018

Postos de Gasolina inevitavelmente são ambientes de trabalho peculiares pois operam o tempo todo com líquidos inflamáveis e combustíveis, o que acaba constantemente propiciando riscos à segurança do trabalho e seus colaboradores.

Entretanto, assim como a NR6, existe uma norma regulamentadora que estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, a NR20.

Se algum posto for flagrado com irregularidades, por exemplo, pode ser multado e até ter suas atividades interrompidas.

Mas quais são os EPI’s e métodos necessários para estar de acordo com a NR20?

Nós te falamos quais:

Os equipamentos necessários diferem de uma função para outra.

Limpeza do posto
Devido à grande exposição a agentes biológicos e umidade, o trabalhador responsável pela limpeza de válvulas, bombas e etc, deve utilizar calçados impermeáveis e além disso, óculos de proteção e máscaras respiratórias são necessários para o proteger do contato com resíduos químicos derivados dos produtos de limpeza.

Frentistas
Os colaboradores responsáveis por abastecer o carro dos clientes devem utilizar uniforme adequado fornecido pela empresa, calçados adequados e luvas são essenciais para a proteção contra o contato direto com resquícios de combustíveis. Ele também precisa, ao menos no ato do abastecimento, de protetores respiratórios para evitar a inalação dos vapores dos combustíveis.

Descarga de combustível
No momento da descarga do combustível, ou seja, o colaborador que recepcionar o fornecedor for auxiliar e supervisionar esta etapa, deve estar equipado com máscara de proteção respiratória de face inteira, com filtros recomendados por norma, e equipamentos de proteção para a pele, pois a quantidade presente dos vapores de combustíveis é ainda maior do que no momento do abastecimento de um veículo e pode prejudicar sua saúde.

Lubrificação
Trata da troca de óleo e filtros do motor do veículo. Nessa função, é necessária alguma proteção nas mãos para evitar o contato do óleo com a pele. Para isso, existem tanto luvas quanto cremes de proteção.

Num geral, os principais equipamentos de proteção individual que são recomendados e controlados pela NR20 são:

Óculos de proteção;
Máscaras de proteção respiratória;
Luvas de segurança;
Calçados de segurança;

Agora que você já sabe um pouco sobre a NR20 e suas especificações, você pode consultar nossa área de produtos para consultar o melhor custo-benefício do mercado de EPIs, é só clicar aqui.