Glossário ST: LER (Lesões por Esforços Repetitivos)

Segurança em Foco: Capa de chuva em PVC
16 de agosto de 2018
Tipos de luvas de proteção: qual a ideal para o seu trabalho?
22 de agosto de 2018

Glossário ST: LER (Lesões por Esforços Repetitivos)

Você cuida de uma empresa e quer garantir melhores condições de trabalho para os seus colaboradores? Então você não pode deixar de acompanhar o nosso conteúdo semanal para saber mais sobre a Segurança do Trabalho!

Hoje, vamos entender o que é LER, quais são os fatores que levam à elas e qual a importância da prevenção no ambiente de trabalho.

Mas afinal, o que significa LER?

Essa sigla significa Lesões por Esforços Repetitivos e caracteriza um conjunto de doenças que atingem funcionários que realizam atividades repetitivas, ou seja, que forçam os mesmos movimentos várias vezes. Essas lesões podem atingir qualquer pessoa, independente da predisposição para doenças musculares.

A tendinite é uma das lesões mais comuns em funcionários que realizam funções repetitivas, como por exemplo a digitação.

É importante frisar que a LER pode ser resultado também de postura inadequada, esforço físico excessivo, a realização de tarefas que causam impacto nos músculos e outros fatores ligados às atividades exercidas na empresa.

As lesões costumam causar dores nas regiões das costas, pescoço, ombros, braços, mãos, punhos, pernas ou pés.

O que deve ser feito caso um funcionário apresente sintomas da LER?

Nesse caso, o colaborador deve entrar em contato com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e de Segurança e Medicina do Trabalho) para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Caso a lesão exija o afastamento do funcionário, o caso é considerado como uma doença ocupacional e o mesmo tem direitos aos benefícios do INSS e a abertura de um CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

A comunicação, nesse caso, é imprescindível para você poder ajudar o seu funcionário da melhor forma e garantir que ele retorne para um ambiente seguro.

Como prevenir a LER?

Uma das melhores práticas que podem ser implantadas pelas empresas é a instituição da Ginástica Laboral. Essa atividade consiste na reserva de cerca de 15 minutos por dia para que os colaboradores realizem exercícios instruídos de alongamento, postura e movimentação dos membros mais atingidos por atividades repetitivas.

Se possível, você também pode variar as atividades dos funcionários para garantir que eles não repitam o mesmo movimento e acabem apresentando algum sintoma da LER.

Se você ainda tem alguma dúvida relacionada ao tema ou quer sugerir artigos para as próximas semanas, envie agora mesmo o seu e-mail para o endereço marketing@bunzlepi.com.br ou envie uma mensagem pelo Facebook para que possamos ajudá-lo!

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

Acesse nosso Facebook