Qual a função do capacete de proteção?

Glossário ST: OHSAS
14 de agosto de 2018
Segurança em Foco: Capa de chuva em PVC
16 de agosto de 2018

Qual a função do capacete de proteção?

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são diversos e sua função é primordial para a execução de diversas funções, sem eles os indivíduos estariam expostos a todos os tipos de risco. Dentro dessa classe estão inseridos os capacetes de proteção, mas você sabe qual a sua função?

É muito comum ver diversos profissionais, especialmente da construção civil, utilizando esse equipamento de segurança em seu dia a dia, mas seria esse EPI somente para o uso desses profissionais?

Bem, foi para responder essa e outras perguntas que criamos esse texto. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo e se especialize cada vez mais em segurança do trabalho.

O que é o capacete de segurança e qual sua importância?

O capacete de segurança certamente é um dos EPIs mais conhecidos e utilizados, eles estão na cabeça de motoqueiros até dos já mencionados trabalhadores da construção civil. Qualquer um que entre em uma área de obras deve estar usando um capacete apropriado.

Mas o que exatamente são os capacetes de segurança? Esses são uma espécie de chapéu feitos, normalmente, de materiais plásticos e é responsável por proteger o usuário de possíveis ferimentos que sejam provenientes de níveis elevados. Existem alguns ainda mais sofisticados e com funções cumulativas, entraremos nesse assunto mais adiante, quando falarmos sobre os tipos de capacetes.

A fim de ressaltar a importância desse equipamento de segurança, segundo uma matéria da Terra, cerca de 150 mil indivíduos se acidentaram envolvendo essa área do corpo por não utilizarem esse EPI, isso somente entre 2012 e 2016.

Como já ressaltamos nesse texto, a importância do capacete de segurança está justamente na proteção do crânio do indivíduo em situações de risco. Apesar de ser uma das áreas mais rígidas do nosso corpo, não estamos livres de concussões que podem provocar desmaios, confusão, insônia, problemas de memória e em casos graves até fatalidades.

Fatores que ressaltam a importância do uso do capacete:

  • Proteção contra impactos indesejados, protegendo a integridade física do trabalhador;
  • Atender a legislação relevante a respeito de segurança do trabalho;
  • Proteção contra choques elétricos;
  • Proteção contra o sol quando os trabalhos são desempenhados no ambiente externo;

Vale ressaltar que o uso do equipamento de segurança não é exclusivo para pessoas que estão efetivamente trabalhando naquela área de risco. Visitantes também devem se proteger ao entrar em áreas de risco.

Do que é feito um capacete de segurança

Quando falamos das especificações técnicas de um capacete de segurança – ou seja, do que ele é constituído – chegamos a respostas simples. Ele é composto basicamente por duas estruturas: a concha e a carneira; enquanto a primeira recebe o impacto, a segunda garante que a energia gerada no momento que algo cai no capacete não seja diretamente transferida para a cabeça do indivíduo.

A parte externa do capacete deve ser fabricada de polietileno de alta densidade (material plástico), sem a presença de metais, porosidade, trincas ou emendas, ou seja, deve ser construído em um único e maciço material.

A carneira também é fabricada a partir de polietileno, contudo, deve ser de baixa densidade, desde que preserve a alta resistência. É uma peça ajustável a todas as medidas de cabeça. Essa deve ter um formato em cruz, contar com 4 pontos de fixação na parte externa do capacete.

Vale ressaltar aqui que tanto o material usado na confecção do EPI quando suas características variam de acordo com a sua função, por exemplo, os capacetes destinados a trabalhos em grandes alturas são feitos de polipropileno e não tem abas.

Bem, agora a composição em nível químico e organizacional da grande maioria dos capacetes de segurança, vamos falar sobre os tipos de capacetes e os seus usos no cotidiano dos trabalhadores!

OS TIPOS DE CAPACETE DE SEGURANÇA E QUANDO OS USAR

O uso de capacetes de segurança pelos trabalhadores é previsto na NR6 (Norma Reguladora) do Ministério do Trabalho, na qual dispõe sobre a utilização de EPIs em seus respectivos postos de trabalhos, dentre eles, o EPI foco desse texto.

Nessa mesma NR estão descritos 3 tipos de capacetes como item de proteção individual que são direito do trabalhador ter a sua disposição:

  • Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio;
  • Capacete para proteção contra choques elétricos;
  • Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos.

Dentro desses tipos ainda podem haver subdivisões:

  • Tipo I: capacete com aba total ideal para quem trabalha em ambientes externos, oferecendo maior proteção contra intempéries naturais;
  • Tipo II: capacete com aba frontal com foco para a região da face;
  • Tipo III: capacete sem aba é usado em alturas e espaços confinados.

Esses capacetes podem ser divididos em duas grandes classes de acordo com as suas especificações e o que é descrito na NBR 8221 de 2003:

  • Classe A: são capacetes de segurança indicados para uso geral e que não devem ser utilizados em trabalhos que envolvam risco de choque elétrico.
  • Classe B: esses capacetes contam com isolamento elétrico e podem ser utilizados em atividades que contenha esse risco.

Você sabia que o capacete também reflete a hierarquia dentro no ambiente de trabalho? Veja o que as cores desse EPI querem dizer:

  • Amarelo: o mais comum e utilizado por todos.
  • Cinza: destinado a engenheiros e arquitetos.
  • Branco: mestre de obras e encarregados.
  • Azul: pedreiro.
  • Verde: serventes e operários
  • Vermelho: carpinteiro.
  • Laranja: eletricista.
  • Preto: técnico em segurança do trabalho.
  • Marrom: visitantes.

Agora que você já está por dentro de tudo sobre os capacetes segurança, navegue mais em nosso blog e saiba mais sobre o tópico segurança no trabalho!

Até a próxima.