Segurança em Foco: Capa de chuva em PVC

Qual a função do capacete de proteção?
15 de agosto de 2018
Glossário ST: LER (Lesões por Esforços Repetitivos)
22 de agosto de 2018

Segurança em Foco: Capa de chuva em PVC

Você já teve que enfrentar a chuva, seja ela grossa ou fina, durante as suas atividades laborais? Ou até mesmo teve que exercer funções onde corria o risco de respingos de água?Quem já passou por essas situações sabe o quanto é importante o uso da capa de chuva de PVC.

Para que serve exatamente a capa de chuva?

A capa de chuva de PVC é comumente usada para proteger as roupas e o corpo dos indivíduos que estão transitando ou exercendo quaisquer atividades onde há exposição à chuva ou atividades que corram o risco de respingo d’água.

É um EPI (Equipamento de Proteção Individual) que visa promover além da segurança, o conforto e o bem estar dos usuários, evitando que eles adquiram doenças provenientes do fato de ficarem molhados.

Levando em conta sua utilidade, o que é importante para a fabricação de capa de chuva é a impermeabilização eficiente, bom vedamento entre as junções e nos botões.

Características do produto:

  • Nossas capas de chuva são confeccionadas em PVC (Prot-Vin) e com  espessuras que vão de 0,33 mm a 0,38 mm;
  • O comprimento varia de 1,05 m a 1,40 m;
  • Suas mangas são compridas, podendo ou não possuir capuz e o fechamento em botões de pressão;
  • As costuras são eletrônicas;
  • Elas são testadas e aprovadas pela norma BS 3546:1977 no laboratório IPT;
  • Protegem contra respingos provenientes de ações com uso de água e trabalhos feitos debaixo de chuva.
  • E são confeccionadas nas cores amarela, azul, cinza e preta.

Certificado de aprovação:

Como todos sabem, para cada EPI o Ministério do Trabalho emite um documento chamado Certificado de Aprovação, mais conhecido como C.A., que garante ao produto a funcionalidade e qualidade.

Não compre nenhum equipamento de proteção sem antes consultar seu CA para não correr o risco de adquirir um produto sem certificação.

Controle de qualidade:

O controle de qualidade ocorre em muitas etapas do processo de fabricação. Antes que as capas de chuva sejam feitas, a qualidade do tecido é inspecionada, assim gerando o nível de desempenho.

Depois que o tecido é cortado, os padrões devem corresponder e os tamanhos devem estar certos. Como cada peça é costurada, a costura é verificada. As qualidades que os inspetores procuram incluem: comprimento do ponto, costura da bainha, costura e alinhamento do botão e tipo de costura.

Quando a capa é finalizada, cada parte é inspecionada manualmente.

Precauções:

  • Mantenha a capa de chuva longe do fogo, de lugares com altas temperaturas e protegida do sol (para não ressecar e rachar o plástico);
  • Não utilizá-la para proteção contra produtos químicos;
  • Lavar com água e sabão neutro e secar ao tempo. Não usar água quente acima de 60ºC e produtos químicos (sabões, solventes, etc). Armazenar dentro da embalagem em local apropriado;
  • A validade é de 5 anos, desde que seja devidamente higienizada e armazenada. Para encontrar a data de fabricação e lotes verifique a etiqueta da vestimenta.

Você já passou por alguma situação onde precisou usar a capa de chuva, mas não tinha nenhuma disponível? Ou já aconteceu da capa te salvar de algum imprevisto?

Faça um comentário, ou se preferir nos mande um e-mail. Vamos adorar conhecer a sua história com essa vestimenta de proteção!

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Acesse nosso Facebook