A participação da BUNZL EPI na SIPAT da Record TV 2018

Glossário ST: ISO
25 de setembro de 2018
Segurança em Foco: Balaclava anti-chama
27 de setembro de 2018

A participação da PROT-CAP na SIPAT da Record TV 2018

Na última semana de agosto, nos dias 27 a 31 de agosto, ocorreu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) na Record TV. O tema do evento foi: Vida em Equilíbrio – valorize a vida e exercite seu corpo e sua mente. A semana de atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais contou com a presença de cerca de 3.000 colaboradores.

A PROT-CAP teve o privilégio de ser uma das empresas que contribuíram com o sucesso da SIPAT. Foram montados oito stands em parceria com os fornecedores de EPI para a instrução dos seguintes temas:

  • Proteção à cabeça;
  • Proteção auditiva;
  • Proteção às mãos;
  • Proteção visual;
  • NR 10 (instalações e serviços em eletricidade);
  • Prevenções e situações de fogo;
  • Trabalho em altura;
  • Higienização e proteção das mãos.

O objetivo dos stands era de mostrar a importância da segurança e uso do equipamento durante o trabalho de risco.

A semana também contou com a participação de um consultório dentário com avaliação bucal digital e a oportunidade de acompanhar a simulação de um capotamento de carro, que ensinava como lidar nesse tipo de situação.

Outras atividades também estão inclusas no evento como sessões de pilates, alongamento, ginástica laboral, automassagem, spinning (bike), badminton, tênis de mesa, dança e circuito funcional.

Além disso, as pessoas presentes tiveram a oportunidade de realizar exames de bioimpedância, aferição de pressão, prevenção ao glaucoma e diabetes.

O que é a SIPAT e qual a sua importância

A SIPAT como a sigla diz é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, essa semana é focada em atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Assim, durante este evento, seus participantes conseguem reforçar os treinamentos já efetuados e aprender mais sobre elementos indispensáveis do universo da segurança do trabalho, por meio de palestras, gincanas, sorteios entre outras atividades que reforcem a temática da segurança do trabalho.

Normalmente, a SIPAT é organizada por membros do RH e/ou Técnicos de Segurança do Trabalho.

**Vale lembrar que a SIPAT:

  1. Deve ser documentada pela CIPA, para comprovar todas as atividades realizadas durante a semana.
  2. É obrigatória para todas as CIPAs (comissões internas de prevenção de acidentes) como é previsto na NR 5 (item 5.16 alínea “o”)

              NR 5

                    5.16

o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;

A NR, no entanto, não diz quantos funcionários da empresa devem participar da SIPAT ou o tema a ser abordado, por isso, recomendamos que o evento deva ser feito com todos os colaboradores e os temas abordem temáticas do campo da saúde e segurança do trabalho.

Os benefícios da SIPAT

Como o objetivo da semana é a conscientização dos colaboradores sobre atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, podemos listar os seguintes benefícios:

  1.       Diminuição da frequência dos acidentes de trabalho;
  2.       Aumento de produtividade;
  3.       Melhora na relação empregado/chefia;
  4.       Melhora do bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
  5.       Estímulo ao uso de EPI e cumprimento das normas.

Estes são os resultados de uma SIPAT bem organizada e estruturada, uma vez que os funcionários estão com os treinamentos reforçados, a margem de erro para acidentes cai substancialmente, além disso, a interação com as palestras, stands e simulações de situações de risco também contribuem para o comportamento seguro e o decaimento da margem de acidentes.

Resumindo, a SIPAT é muito benéfica tanto para a empresa quanto para o empregador, uma vez que ela promove ao mesmo tempo o aumento da qualidade de vida e produtividade do trabalhador no seu dia a dia, através das atividades promovidas pelo evento, como por exemplo, as palestras, simulações de situações de riscos, stands, entre outros.

Quer saber mais sobre a SIPAT ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook  e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

Conheça um pouco mais sobre a PROT-CAP

Nós desenvolvemos negócios por todo o Brasil, com uma variedade de produtos e serviços essenciais para o sucesso das operações, sempre com foco em nossos clientes.

Nosso foco é entregar valor ao mercado com soluções inteligentes em serviços e produtos e com a máxima qualidade para proteção aos trabalhadores.

Nosso propósito:

Para o seu colaborador → Proteger Vidas

Para a sua empresa → Reduzir acidentes do trabalho

Também temos um corpo técnico preparado para promover uma gestão assertiva das necessidades do mercado de segurança do trabalho, oferecendo soluções rentáveis para o cumprimento de normas e entrega de EPI atrelado à disponibilidade de amplo portfólio de produtos.

  1. Elimine a burocracia e a improdutividade;
  2. Reduza o número de controles;
  3. Estrutura de ponta para manutenção e re-certificações;
  4. Atuação em todos os níveis de reparo, diagnósticos, treinamentos e suporte técnico dos seus equipamentos;
  5. Cumprimento das mais rigorosas normas e exigências de fabricantes e distribuidores.

Conte conosco!