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Glossário ST: ISO

Você provavelmente já ouviu falar na ISO 9001, mas talvez não saiba exatamente o que significa esse termo. Se essa é uma das suas dúvidas ou se quer saber mais sobre a Segurança do Trabalho, não deixe de acompanhar o nosso conteúdo semanal publicado toda terça-feira!

Hoje, vamos conhecer a história da Norma ISO 9001.

A sigla significa International Organization for Standardization e funciona como um Sistema internacional e padronizado de normas para gestão da qualidade.

O selo foi criado na década de 1980 com base na norma britânica BS5750, conhecida por ser uma norma de administração da produção nas empresas. Assim, foi criada a primeira versão do selo, dividido nas seguintes partes:

ISO9001:1987: Modelo de garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço.

ISO9002:1987: Modelo de garantia de qualidade para produção, montagem e prestação de serviço.

ISO9003:1987: Modelo de garantia de qualidade para inspeção final e teste.

A revisão da norma no ano 2000 foi responsável pela construção da ISO 9001 como conhecemos hoje. O modelo combina as três divisões e é caracterizado como um selo internacional de qualidade.

Para que a empresa tenha direito ao uso do selo, é preciso adequar-se à uma série de normas e critérios instituídos para padronização dos processos internos e externos da organização. É preciso definir um responsável pelo sistema de gestão da qualidade, bem como indicadores que permitem o acompanhamento desses critérios.

Após a instauração dos processos de qualidade, é realizada uma auditoria por um profissional que define se a empresa está de acordo com os critérios da ISO 9001. Assim, a organização passa a fazer parte do conjunto de empresas certificadas.

Dentre os benefícios do selo, estão a confiabilidade da empresa, melhoria de processos, aprimoramento do ambiente de trabalho e padronização do fluxo de trabalho de acordo com um sistema internacional.

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Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.