Aprenda a evitar acidentes com eletricidade

Glossário ST: ILO (OIT)
23 de outubro de 2018
Segurança em Foco: cinta lombar
25 de outubro de 2018

A segurança no trabalho realmente tem se tornado cada vez mais completa, observando cada detalhe dos mais diversos ambientes de trabalho que estão espalhados por aí. Claro que as atividades envolvendo eletricidade não poderiam ficar de fora, não é mesmo?

Nem precisamos discorrer muito para entender o porquê de que a segurança em eletricidade deve ser uma prioridade para as empresas. Se tomamos cuidados extra especiais ao lidar com tomadas no ambiente doméstico, imagina só o que é necessário para lidar com altas tensões.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto e aprenda a evitar acidentes com eletricidade no seu ambiente de trabalho.

OS ACIDENTES DE TRABALHO ENVOLVENDO ELETRICIDADE

Segundo o Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a situação referente aos acidentes de trabalho envolvendo eletricidade não é necessariamente de melhora. Em 2017 houveram 627 mortes decorrentes de choques elétricos e em 2016 houveram 600, revelando um quadro de piora.

Esse canário mais que abre portas para que falemos sobre o assunto, demonstrando os riscos envolvendo esse tipo de ocupação e também algumas dicas para evitar esse tipo de ocorrência.

Os riscos atrelados a eletricidade

O acidente envolvendo eletricidade é muito mais complexo do que somente o susto do choque. Existem diversas complicações que surgem e elas são proporcionais à voltagem que o indivíduo foi exposto.

  • Choque elétrico

Claro, esse é o risco mais óbvio. Quando o corpo humano é exposto a uma corrente elétrica, ele age como um condutor, descarregando a corrente na terra ou em outra estrutura.

O choque pode ser somente um susto, mas em situações extremas podem parar o coração do trabalhador.

  • Arcos elétricos

Você pensa que se não tocar na fiação elétrica você estará completamente seguro dos choques, certo? Não é bem assim, o arco voltaico acontece quando a corrente vence obstáculos tais como o ar.

Isso acontece quando a voltagem é extremamente alta, resultando em consequências muito piores para o indivíduo.

  • Queimaduras

Altas voltagens carregam consigo calor e altas voltagens carregam mais calor. O resultado de um arco voltaico, por exemplo, pode ser queimaduras de segundo e até terceiro grau. Sendo assim, todo cuidado é pouco quando se tratando do risco que choque elétrico.

Inclusive, as queimaduras por eletricidade costumam ser muito mais graves que as causadas por fogo pois os danos internos são muito mais extensos.

  • Riscos agregados

Quando falamos em choques elétricos quase nunca falamos somente desse risco. Quem trabalha com esse tipo de instalação normalmente está em postes ou outras estruturas que ficam muito acima do solo.

Mas não para por aí outros riscos também estão envolvidos tais como exposição a campos eletromagnéticos, choques acústicos, e inclusive explosões.

O QUE CAUSA A FALTA DE SEGURANÇA

Os grandes problemas que podem acarretar em falta de segurança em eletricidade são:

  • Uso incorreto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros equipamentos, seja por não saber utilizar ou por simples descuido;
  • Uso de equipamentos inadequados e sem o isolamento necessário para a execução da tarefa;

Esses são os dois pontos que mostram que a negligência é um dos principais fatores que contribuem para os acidentes envolvendo eletricidade e, por conseguinte, também contribuindo para o enorme número de óbitos.

A legislação relevante para trabalhar com segurança em eletricidade

Certamente que haveriam diversas legislações regulamentando as diversas atividades envolvendo eletricidade. Podemos observar isso, principalmente, na Norma Regulamentadora (NR) 10.

Essa “NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.”

Ela estabelece, dentre diversas outras:

  • Medidas de controle: prevenção do risco elétrico e outros riscos adicionais;
  • Medidas de proteção coletiva;
  • Medidas de proteção individual;
  • Segurança em projetos;
  • Segurança na construção, montagem, operação e manutenção;

Não obstante, essa é uma das NRs que demandam o treinamento para que o profissional possa exercer suas tarefas, sendo classificados como qualificado, habilitado ou capacitado de acordo com o nível de seu treinamento.

Ademais, também fica claro o papel do empregado e do empregador. Este deve informar os riscos, implementar medidas preventivas e corretivas e ao trabalhador resta cuidar de si e de seus colegas de trabalho, responsabilizar-se pela aplicação do que é determinado pela legislação e comunicar qualquer situação de risco.

Apesar de bastante completa, essa não é a única legislação vigente a respeito de trabalho com eletricidade e servem para completar a NR 10.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) liberou uma série de Normas de Padronização (NBR) a fim de suplementar todos os cenários possíveis do trabalho com eletricidade. Essas são:

  • NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão;
  • NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV;
  • NBR 5418 – Instalações elétricas em atmosferas explosivas;
  • NBR 13534 – Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde;
  • NBR 13570 – Instalações elétricas em locais de afluência de público;
  • NBR 14639 – Posto de serviço – instalações elétricas.

Algumas dicas para evitar os acidentes ao máximo

  • Saiba quais são os EPIs apropriados;
  • Tenha a disposição as ferramentas certas e em bom estado de conservação;
  • A qualidade deve estar acima da velocidade;
  • Nunca pule etapas do processo e tenha certeza que todas foram feitas corretamente;
  • Aprendizagem contínua, a mão de obra especializada traz sempre melhorias para o ambiente de trabalho.

Gostou do conteúdo que separamos sobre trabalho com eletricidade? Isso não precisa ser um bicho de 7 cabeças, basta está engajado com a cultura de segurança no ambiente empresarial que o restante se desenrola naturalmente.

Continue lendo e especialize-se cada vez mais em segurança do trabalho.