Segurança em Foco: capa 7/8 para bombeiro
18 de outubro de 2018
Aprenda a evitar acidentes com eletricidade
24 de outubro de 2018

Seguindo com nossos conceitos do mundo da Segurança do Trabalho, o termo desta terça-feira é ILO – International Labour Organization, ou, em português, OIT – Organização Internacional do Trabalho.

ILO é a única agência tripartite da ONU (Organização das Nações Unidas), com representantes dos governos, empregadores e trabalhadores de 187 países. O objetivo da organização é estabelecer padrões de trabalho para o mundo todo e desenvolver políticas e programas que garantam trabalho digno a todas as pessoas.

Nas palavras da própria ILO, a agência é “dedicada a promover a justiça social e os direitos humanos e trabalhistas internacionalmente reconhecidos, perseguindo sua missão fundadora de que a justiça social é essencial para a paz universal e duradoura.”

O foco do trabalho da ILO está na cooperação entre governos, empregadores e empregados na busca do progresso social e econômico geral. Nessa organização, os três lados têm o mesmo espaço e a mesma voz, o que permite um diálogo que assegure o entendimento e harmonia dos diferentes pontos de vista. Tudo isso se reflete nas ações da agência, que abarcam os interesses de todos, pelo bem comum.

O trabalho da ILO é realizado através de três organismos internos:

  • a Conferência Internacional do Trabalho, que estabelece os padrões e políticas da ILO. Acontece anualmente em Genebra, Suíça. E também é um fórum para discussão de questões relativas ao trabalho;
  • o Corpo Governante, que é o conselho executivo da agência. Reúne-se três vezes ao ano, em Genebra também, para definir programas e orçamentos e submetê-los à avaliação da Conferência;
  • e o Escritório Internacional do Trabalho, que é a secretaria permanente da organização, responsável por todo operacional da entidade.

A ILO foi criada após a assinatura do Tratado de Versalhes (1919), com o fim da Primeira Guerra Mundial. Desde então, ela fomenta a cooperação entre países em todos os estágios de desenvolvimento, através de mais de 600 projetos e programas, em mais de 100 países, com a ajuda de mais de 120 parceiros.

A organização controla os padrões de trabalho e aponta as áreas onde há problemas na sua aplicação. Quando há inconformidades, ela busca auxiliar por meio de diálogo e assistência técnica.

Desse modo, a ILO permite a melhoria das condições de trabalho, promovendo paz, prosperidade e progresso. Não é à toa que a agência recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1969, em seu aniversário de 50 anos.

Quer saber mais sobre a ILO ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho?  Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook-PROT Facebook-CEPI e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.