A ansiedade no ambiente de trabalho

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Quando abordamos o assunto segurança no trabalho é relativamente simples falar sobre trabalho em altura, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e até mesmo da frequentemente esquecida L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), mas uma faceta do trabalhador que é recorrentemente negligenciada é a sua saúde psicológica.

A ansiedade no trabalho é um problema real e inúmeras pessoas sofrem com esse problema. Isto tem motivado diversos estudos e também impulsionado empresas a modificar a sua rotina para acomodar essa nova realidade que os seus colaboradores se encontram.

Diversos são os fatores que causam ansiedade no trabalho e diversas também são as formas com que as empresas e os próprios funcionários podem lidar com esse problema. Para saber mais sobre esse assunto, basta continuar lendo esse texto!

O QUE É ANSIEDADE NO TRABALHO

A ansiedade é um transtorno que pode ter diversas origens, mas podemos descrevê-la como uma constante mal-estar físico e psíquico, uma espécie de aflição que toma do indivíduo, impedindo que ele desenvolva suas atividades normalmente.

Mesmo quando não impede que o colaborador realize o seu trabalho 100%, certamente, o mesmo está escondendo os seus sintomas e as consequências podem ser muitos piores.

Nesse momento é interessante fazer uma observação: a ansiedade de forma geral não é uma condição clínica, muito pelo contrário, todos nós experienciamos ansiedade todos os dias, seja pela espera de uma promoção no trabalho, chegar em casa para ver os entes queridos, ver um filme, etc.

O problema está justamente quando a ansiedade passa dos limites e começa a afetar diretamente a rotina e saúde do indivíduo e o mesmo é tomado por reconsiderações. Um paralelo que demonstra bem esse tipo de pensamento é exprimido pela Folha de São Paulo: “Não vai dar certo. Não vai dar tempo. Não vou conseguir. Coração acelerado, tremor nas mãos, suor, Medo.”

Em outras palavras, esse indivíduo está sempre em um estado de alerta, algo extremamente desgastante.

OS SINTOMAS DA ANSIEDADE NO TRABALHO

Os sintomas da ansiedade são bastante conhecidos, porém não são uma regra. Alguns apresentam somente o tradicional incômodo psíquico, contudo, existem manifestações que podem ser sentidas e medidas no corpo.

Esses sintomas são:

  • Aumento da frequência cardíaca, normalmente acompanhada de dor ou aumento no peito;
  • Dificuldade de respirar, respiração ofegante;
  • Tremores pelo corpo, normalmente nas mãos;
  • Boca seca;
  • Cansaço;
  • Suor em demasia;
  • Náusea;
  • Medo;
  • Insônia;
  • Tensão muscular;
  • Irritabilidade; e muitos outros.

Em casos extremamente agravados o indivíduo pode ter ataques de pânico em que experiência sensação de morte, tontura, nervosismo incontrolável e até desmaios. Existem casos que podem ser, inclusive, confundido com ataques cardíacos.

Ademais, há estudos relacionando o desenvolvimento de depressão em decorrência da ansiedade seja ela ocasionada pelo ambiente de trabalho ou não.

Como dissemos, uma pessoa pode sofrer de um combro diferente desses sintomas, variará de indivíduo para indivíduo, contudo, a sua natureza sempre a mesma, o estresse no trabalho.

CAUSAS DA ANSIEDADE NO TRABALHO

Muitas vezes a ansiedade está intimamente ligada a como a empresa lida com o trabalhador, seja ao estabelecer metas e objetivos simplesmente irracionais para o espaço de tempo ou pela falta de reconhecimento pelo investimento que o funcionário faz na empresa.

O ambiente corporativo é um ímã para situações de estresse e quando o clima interno da empresa não colabora, quem sofre com isso é a saúde do trabalhador. Dentre as principais causas estão:

  • Preocupação em demasia;
  • Excesso de responsabilidades;
  • Prazos inadequados para a as tarefas;
  • Metas irracionais;
  • Pressão incessante por resultados.

Tudo isso causa uma situação de desgaste tanto da equipe quanto do indivíduo e leva ao desenvolvimento dos sintomas que comentamos acima, e muitas vezes, os funcionários levam sequelas desse clima para a sua vida pessoal e até outros trabalhos.

A PREVENÇÃO DA ANSIEDADE NO TRABALHO

Não cabe somente ao colaborador prevenir a ansiedade no trabalho, mas isso é uma ação conjunta entre empresa e funcionário. Nesse sentido, separamos ações que ambas as partes podem desenvolver para uma relação de trabalho perfeita.

O QUE A EMPRESA PODE FAZER

  • Metas e prazos racionais, respeitando a capacidade produtiva da equipe;
  • Promover o conhecimento sobre o tema, trazer palestras sobre o tema a fim de que os próprios funcionários identifiquem as situações e tomem atitudes a fim de preservar a própria saúde mental;
  • Incentivar os funcionários a levarem feedbacks a respeito de suas atividades, isso ajuda a regular a relação;
  • Reconhecer a ansiedade como um problema real e que pode acometer qualquer pessoa.

Esse tipo de investimento não só reforça a relação do funcionário com a empresa, como também estimula a produtividade e diminui a possibilidade de afastamentos.

O QUE O FUNCIONÁRIO PODE FAZER

  • Exercícios físicos regulares estimula a produção de substâncias que resultam em prazer, liberam tensões e ajudam na qualidade de vida como um todo;
  • Meditação é uma ótima prática para estimular o cérebro a acalmar-se e também a atenção plena (mindfulness);
  • Faça pausas regulares, uma ótima técnica para isso é a chamada pomodoro que nada mais é que ciclos de pausas e trabalho intenso intercalados;
  • Seja realista com a sua agenda, afinal, nada pior que ver chegar ao fim do dia e ver aquelas inúmeras tarefas não realizadas;
  • Resista ao perfeccionismo exacerbado, isso somente elevará o seu nível de estresse;
  • Tenha hábitos alimentares saudáveis, isso também é responsável por estar contente consigo e com a sua vida; dentre outros.

Dessa forma, fica estabelecido que ter um ambiente de trabalho saudável é uma via de mão dupla entre a empresa e o seu funcionário. Pode não existir uma legislação específica quando tratamos de segurança no trabalho, contudo, a saúde mental é tão importante quanto qualquer outra!