Segurança em Foco: Barreira de contenção para vazamento
1 de novembro de 2018
A importância dos respiradores
7 de novembro de 2018

LMERT (Lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho)

LMERT são disfunções que podem afetar músculos, tendões, ligamentos, nervos e o sistema vascular. Geralmente incluem síndrome do túnel do carpo, tendinites, dor lombar e tensão cervical (no pescoço).

As áreas do corpo mais habitualmente afetadas por dor músculo esquelética são: mãos, punhos, cotovelos, pescoço, ombros, costas (especialmente a região lombar), quadris, tornozelos e pés.

Atividades frequentes e repetitivas (como digitar no teclado do computador), posturas estranhas e desconfortáveis, ou levantamento de peso excessivo são as causas mais comuns para as lesões.

Não é necessariamente a natureza do próprio movimento que causa a dor. Até porque, em sua maioria, são ações normais do corpo humano, como inclinar-se, ficar de pé, segurar algo, esticar-se etc. É, de fato, fazer o mesmo movimento repetidamente, geralmente usando força e velocidade, sem ter tempo para recuperar-se entre um movimento e outro.

Em outros casos, o problema reside na posição que o trabalhador precisa manter para desempenhar sua função. Os primeiros sintomas associados a desordens músculo esqueléticas mais frequentes são:

  • Falta de mobilidade nas articulações, como punhos, joelhos e cotovelos
  • Tensão muscular
  • “Fisgadas”
  • Vermelhidão ou inchaço

Essas lesões podem variar de amenas a severas, já que são cumulativas. A gravidade e o tempo a que uma pessoa está exposta à dor afetará mais ou menos a sua capacidade para trabalhar.

No início, é comum que a lesão só incomode durante o trabalho, enquanto as ações prejudiciais ao organismo estão sendo executadas. Porém, ao se agravar, as dores podem se manter ao longo de todo o dia, e até durante a noite, prejudicando, inclusive, o sono.

As LMERT podem gerar sintomas irreparáveis, graduais e cumulativos, levando a perda de produtividade, ausências por motivos de saúde e até uma deficiência ocupacional.

Os trabalhadores que sentirem qualquer dor ou desconforto devem ser encorajados a reportá-los a seus gerentes e superiores. E as situações devem ser discutidas e avaliadas pelos departamentos de RH e Segurança do Trabalho, a fim de implementar mudanças nos processos, espaços e ambientes, se necessário.

Quer saber mais sobre a LMERT ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!