Segurança em Foco: Barreira de contenção para vazamento

Como funciona o processo eleitoral na CIPA?
31 de outubro de 2018
Glossário ST: LMERT
6 de novembro de 2018

A atividade de exploração de petróleo é uma prática arriscada, uma vez que é preciso lidar com grande manipulação de gases, com o perfuramento de rochas em grandes profundidades e a alta pressão.

Além desses fatores, a composição da substância também contribui para a complexidade da sua exploração, uma vez que o petróleo é composto principalmente por hidrocarbonetos, é oleoso e inflamável, relativamente solúvel em água e menos densa que ela.

Por conta da sua composição e do perigo da atividade, a atividade petroleira apresenta riscos frequentes como vazamentos e explosões, colocando principalmente a vida marinha em perigo.

Hoje vamos falar mais sobre o vazamento de petróleo e como a barreira de contenção pode ser utilizada.

O perigo do vazamento e seu impacto

Neste tipo de acidente, há vazamento de petróleo no mar e, isso faz com que estes compostos afetem plantas, peixes, mamíferos e toda a vida animal e vegetal de determinado ecossistema.

Como isso ocorre:

  1. Primeiramente, o petróleo mata o plâncton, conjunto de microrganismos da superfície que são movimentados pela correnteza dos mares, os quais servem de alimento para os peixes;
  2. Como o petróleo é menos denso que a água, ele fica na superfície, bloqueando a luz do sol e as algas não realizam a fotossíntese. Resultando na morte dos peixes por falta de oxigênio;
  3. Os peixes que se alimentam dos resíduos, acabam se envenenando com o petróleo e morrem;
  4. As penas das aves ficam ensopadas com o óleo e elas acabam afundando e se afogando;
  5. Substâncias tóxicas se acumulam nos tecidos de mamíferos, tartarugas e peixes, causando distúrbios reprodutivos e cerebrais;

O que são as barreiras e como são utilizadas

As barreiras de contenção são utilizadas para conter vazamentos de petróleo e derivados em água, permitindo que os mesmos possam ser retirados, minimizando as consequências nocivas ao meio ambiente. Possui pontos de ancoragem: 2 por lance e uma temperatura de operação: -20º C a 80º C.

Composição

São confeccionadas em poliéster trançado 1100 Dtex PVC nitrílico, flutuadores em espuma de polietileno expandida e colada a quente;

Quer saber mais sobre a barreira de contenção ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI