Segurança em Foco: capacete para bombeiro
13 de dezembro de 2018
Como a documentação de acidentes pode contribuir para a sua diminuição
8 de janeiro de 2019

Os conselhos regionais como um todo tem uma única função: fiscalizar e regulamentar a profissão a qual ele é relacionado. Nesse caso em específico, estamos falando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou CREA para os íntimos.

Essas entidades agem na esfera regional, ou seja, nos estados agindo principalmente na fiscalização da prática ilegal da profissão. O sistema Confea/Crea foi criado em 1933 durante o governo do então presidente Getúlio Vargas.

Tendo em vista as profissões fiscalizadas, o grande objetivo com essa criação era proporcionar uma prestação de serviços de qualidade para a população como um todo. Por falar em profissionais, vejam as que estão englobadas por esse conselho:

  • Engenharia;
  • Agronomia;
  • Geologia;
  • Geografia;
  • Meteorologia;
  • Técnicos e tecnólogos dessas áreas.

O CREA é responsável por reconhecer mais de 300 habilitações em diferentes níveis e modalidades profissionais para inserção no mercado de trabalho. Isso representa a gestão de milhares de profissionais com adição de outras centenas que se formam em universidades de todo o país semestralmente.

OBRIGATÓRIO PARA TODOS!

Todos os profissionais cuja profissão é regulamentada pelo CREA deve primeiro, registrar-se no conselho da região, isso é, do estado antes de começar as suas atividades. Afinal de contas, esse é o órgão responsável por regulamentar a profissão e para isso precisa ter o registro de todos os profissionais atuantes.

COMO FUNCIONA A FISCALIZAÇÃO DO CREA

Muito falamos sobre o que é e as funções do CREA, mas você sabe como funciona a fiscalização do conselho? Vamos descobrir!

Como o CREA está mais vinculado a obras e afins, é muito comum ver os fiscais fazendo visitas surpresas a obras tanto de empresas privadas quanto de órgãos públicos. Mas não somente, também são verificados receituários agrícolas e os outros serviços técnicos que sejam de sua alçada.

Dentro dessas fiscalizações é exigido a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento este garante que a obra, reforma e outros serviços técnicos sejam desenvolvidos por um profissional capacitado legalmente habilitado. Certamente um alívio para a sociedade.

PARA QUEM SERVE O CREA

Diante do exposto podemos afirmar que o CREA serve tanto para o profissional que tem a certeza que o seu mercado de trabalho está sendo bem regulamentado e somente bons profissionais podem instalar-se, quanto para a população que goza de serviço de qualidade!

Quer saber mais sobre o CREA ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.