Como a documentação de acidentes pode contribuir para a sua diminuição

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A documentação de acidentes de trabalho (ou mesmo dos famosos sustos, nos quais não há em fato um acidente) é primordial para a melhoria da segurança do ambiente de trabalho.

O documento responsável por registrar essa situação é chamado de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e deve ser emitido com no máximo 1 dia útil após o incidente.

Esse documento é de extrema importância não só para que a empresa tenha detalhes sobre o ocorrido, mas também para que a mesma comunique ao INSS do ocorrido.

Bem, para que você fique por dentro de todos os pormenores, adentraremos mais a fundo nesse assunto agora.

QUANDO FAZER O CAT?

Sem falta, qualquer incidente que envolva a possibilidade de acidente de trabalho (chegando às vias de fato ou sendo somente um “susto”) deve ser comunicado no máximo até o primeiro dia útil seguinte à ocorrência.

A situação é ainda mais urgente quando há fatalidades, a notificação deve ser feita imediatamente!

Toda os pormenores a respeito disso estão dispostas no Decreto n3.048/1999. Caso a empresa não cumpra a legislação, a mesma estará sujeita a multa conforme os artigos 286 e 336 do mesmo decreto.

Também fica reservado o direito do próprio trabalhador protocolar o CAT diretamente no site do INSS, não excluindo a possibilidade de multa para empresa.

O CAT E A REDUÇÃO DE ACIDENTES

A única forma de entender por completo como um acidente aconteceu é realizar o seu registro detalhado. Somente com esses dados especificados e tabelados é possível determinar com precisão:

  1. Quais os fatores que influenciaram para o acontecimento desse incidente?
  2. Todas as medidas de prevenção implementadas estavam funcionando corretamente?
  3. O funcionário estava devidamente equipado para desempenhar aquela tarefa?
  4. O funcionário foi devidamente treinado?

Esses são só alguns indicativos que revelarão a natureza do acidente e, por conseguinte, como garantir que não venha a acontecer no futuro.

A documentação de incidentes que colocam em xeque a saúde e bem-estar do trabalhador não é algo “trivial”, mas sim algo vital para que a equipe de segurança do trabalho – seja CIPA ou SESMT – possa realizar o seu trabalho de forma efetiva!

Pronto para ficar em dias com a legislação vigente e ainda contribuir positivamente para a instauração de uma cultura de segurança do trabalho? O primeiro passo é não negligenciar a documentação de acidentes de trabalho!

Quer saber mais sobre reduzir acidentes ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.