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Qualidade de vida é um tema cada vez mais comum dentro das empresas, sendo possível relacioná-lo até com segurança do trabalho. Os constantes avanços junto à valorização do trabalhador representam uma mudança de paradigma em que o conforto e bem-estar de todos os colaboradores é valorizado.

Existe uma enorme pressão em torno das empresas para que elas otimizem os seus processos sempre a fim de conseguir melhores resultados, logo, um maior lucro. Certamente essa pressão também escapa para os colaboradores, seja com metas quase impossíveis ou mesmo com um tratamento ríspido.

É por isso que a qualidade de vida dentro do ambiente empresarial está sendo tão importante, afinal de contas os funcionários são as engrenagens e mentes pensantes dentro da empresa.

PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Como já enfatizamos acima, os colaboradores são uma parte importante dos processos, afinal, são os mesmos que os realizam. Nesse sentido, ter um programa para cuidar unicamente do bem-estar dos mesmos é algo primordial para a produtividade.

Não só da produtividade, podemos ver essa preocupação também no âmbito da segurança do trabalho com a Norma Regulamentadora (NR) 17 que:

“[…] estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.

FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O desempenho organizacional depende diretamente de alguns fatores. Estes são:

  • Oferta de Benefícios

Estabelecer um pacote de benefícios por trabalhar em sua empresa certamente influenciam na forma como os colaboradores a enxergam, colaborando para menos faltas, afastamentos e rotatividade de funcionários.

  • Divisão de equipes

É muito comum ver alguns colaboradores sobrecarregados enquanto outros estão ociosos.

É preciso acertar na proporção de colaboradores, os mesmos se sentiram mais motivados por ver a carga de trabalho dividida mais igualitariamente.

  • Valorize os talentos

Seja através de programas como benefícios variáveis, feedbacks constantes ou mesmo outros programas de incentivo, é muito importante reconhecer o esforço dos colaboradores!

Sentir-se valorizado é algo extremamente apreciado e contribui para um clima organizacional leve e agradável.

  • Organização dos processos

Tenha todos os processos definidos de forma simples e direta, nada gera mais falha de comunicação, retrabalhos e prejuízos que processos confusos. Traga os colaboradores para que eles digam quais partes do processo podem ser melhoradas a fim de ter uma rotina de trabalho mais fluida.

BENEFÍCIOS DOS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Existem inúmeros benefícios, contudo, podemos selecionar os principais:

  • Maior engajamento dos colaboradores por se sentirem valorizados;
  • Redução do turnover (ciclo de admissões e demissões);
  • Retenção de talentos;
  • Melhoria da saúde psicológica e até física dos trabalhadores;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Melhores resultados.

PRÁTICAS QUE PODEM MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL

Claro, um tema tão em alta seria bastante discutido e, como tal, também existem diversas abordagens voltadas ao melhoramento do clima organizacional, logo, da qualidade de vida dos trabalhadores:

  • Sistemas de autogestão em que o próprio colaborador identifica suas falhas e as soluciona;
  • Indicadores de gestão;
  • Gamificação; dentre outros.

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Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.