Artigo: Tudo sobre o trava quedas para trabalho em altura

Zero Acidentes: Conheça a certificação OHSAS 18001
16 de abril de 2019
Manual da Segurança: Máscara de solda
18 de abril de 2019

O trabalho em altura é uma das questões mais desafiadoras da segurança do trabalho. É necessária a observação de diversos aspectos a fim de assegurar o bem-estar de todos os colaboradores envolvidos nessas atividades, dentre esses está o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

No meio dos EPIs responsáveis por manter a segurança em altura do colaborador, certamente você já ouviu falar sobre o trava quedas, um equipamento com a capacidade de salvar vidas no caso de algum acidente.

Venha conhecer tudo sobre o sistema trava quedas para profissionais que atuam em altura, basta continuar lendo esse texto.

PARA QUEM É O TRAVA QUEDAS?

O trava quedas é um dos sistemas que podem ser utilizados por trabalhadores que atuam no que é considerado “trabalho em altura”. Para fins didáticos, “considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”.

Ou seja, os EPIs para evitar queda não são necessários para quem está trabalhando em um local em que medidas de prevenção coletivas são adotadas. Corrimãos e cercas são ótimos exemplos dessa medida.

Desta feita, fica estabelecido que os empregados que realizarem atividades nas condições que configuram o trabalho em altura devem utilizar alguma medida de prevenção de quedas, dentre elas, o trava quedas é uma excelente opção.

Lembrando também que a Norma Regulamentadora (NR) 06 estabelece que todos os empregadores são obrigados a fornecer e treinar os seus funcionários a respeito do uso dos EPIs.

AFINAL DE CONTAS, O QUE É O TRAVA QUEDAS?

Apesar de o próprio nome já deixar bem claro, é necessário explicar em pormenores o que é esse tal de trava quedas. Este é um dispositivo mecânico de travamento que fica ligado ao trabalhador através do cinto de segurança tipo paraquedista e tem a linha de vida como ponto de ancoragem para o dispositivo.

Sendo ainda mais precisos na descrição, esse equipamento nada mais é que uma trava que se conecta ao cabo de vida que pode ser uma corda ou um cabo de aço. Além disso, fica também o gancho que será fixado no indivíduo que o estiver usando.

A trava é automaticamente acionada no caso de impactos e movimentos rápidos no sentido em que seria a queda. A sua trava funciona de tal maneira que, se o trabalhador estiver movendo-se para cima, o EPI irá deslizar pela linha de vida, contudo, se ele descer com determinada velocidade, ela travará a mesma, impedindo a queda.

COMO UTILIZAR O TRAVA QUEDAS

Cada modelo de trava quedas pode ter uma forma diferente, contudo, em alguns pontos, eles sempre serão iguais. Vale a pena ressaltar que o colaborador deverá ser treinado para o modelo específico que ele está utilizando.

Bem, como já dissemos acima, uma extremidade do equipamento ficará afixada na corda de segurança enquanto a outra ficará presa ao indivíduo. Para isso, a corda deve ser posicionada dentro do equipamento.

Isso pode se dar pela retirada de um pino, que irá fazer com que o trava quedas abra-se em 2. Nesses casos, basta posicionar a corda no meio do equipamento e depois travá-lo de novo com o mesmo pino.

Os modelos voltados a cabos de aço, normalmente, não são desmontáveis, dessa forma, deve-se averiguar com as recomendações da fabricante a maneira correta de utilizá-lo.

Nesse momento, é válido ressaltar que os modelos de trava quedas para corda e cabos de aço são completamente diferentes e não podem ser intercambiados. Não é possível inserir uma corda em um trava quedas voltado para cabos de aço, contudo, o contrário é possível.

Caso isso seja feito, a parte dentada responsável pelo travamento do EPI irá amassar o cabo de aço diminuindo a sua confiabilidade e, podendo, inclusive, ocasionar o seu rompimento. A diferença está justamente no sistema de travamento, dentado para cordas e liso para cabos de aço.

Esta informação assim como algumas outras sempre estarão gravadas no cabo de aço, sendo assim, tudo isso pode ser verificado antes mesmo de começar as atividades.

A fim de deixar ainda mais caro o uso desse EPI fundamental para o trabalho em altura, separamos também algumas dicas para que você saiba todo o checklist para realizar um trabalho sem riscos.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA O USO DO TRAVA QUEDAS

Assim como para o uso de qualquer outro EPI, o uso do trava quedas acompanha algumas recomendações que se não seguidas pode colocar a vida do colaborador em risco.

  • Ao inserir o trava quedas na corda de segurança, absolutamente, sempre tenha certeza que colocou do lado correto. Como você deve imaginar, esse dispositivo somente trava para um dos lados, há uma seta indicativa para isso e ela deve apontar para o ponto de ancoragem.
  • Inspecione o equipamento sempre antes de dar início às atividades, isso é, antes de deixar o chão;
  • O peso máximo do trabalhador com todos os demais equipamentos não deve ultrapassar o peso máximo suportado pelo equipamento;
  • O ponto de ancoragem deve estar em concordância com o que foi determinado pela Norma Brasileira (NBR) 15628 da ABNT;
  • A trajetória da queda não deve ser desobstruída, permitindo que, em caso de queda, não haja piores consequências;
  • Use cordas ou cabos de aço de dimensões corretas, caso contrário o EPI pode não ser efetivo, não parando a queda.
  • Sempre utilizar o trava quedas apropriado para o tipo de linha de vida utilizado;
  • Evitar trabalhar acima do nível de ancoragem;
  • Utilizar um absorvedor de energia ou mesmo uma linha de vida de reserva, evitando que o trava quedas escape da linha;
  • Não trabalhar sob objetos que possam despencar sobre o trabalhador.

Quer saber mais sobre o trava quedas? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.