Artigo: Tudo sobre o trava quedas para trabalho em altura
17 de abril de 2019
Zero Acidentes: Você conhece o laudo de insalubridade
23 de abril de 2019

Como você já deve imaginar, a soldagem não é uma das atividades mais seguras dentro do trabalho, muito pelo contrário, existem inúmeros riscos atrelados a mesma. Desta forma, é simples concluir que é utilizar equipamentos de proteção é uma obrigação!

Dentre esses estão as máscaras de solda, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial para que o operador de solda consiga operar a sua função sem sofrer com queimaduras, inalar fumaças tóxicas ou mesmo prejudicar a sua visão com a claridade.

Vamos descobrir um pouco mais sobre esse EPI e a sua função no dia a dia de trabalhadores que lidam com solda? Continue lendo esse texto!

O QUE TEM DE DIFERENTE EM UMA MÁSCARA DE SOLDA?

Também conhecidos como capacete de soldagem é um tipo de equipamento para a cabeça utilizado ao executar determinados tipos de solda a fim de proteger os olhos, a face e o pescoço contra queimaduras, luz ultravioleta, faíscas, luz infravermelha e calor.

Essa máscara é utilizada em diversos processos de solda e podem até vir com a funcionalidade de auto-escurecimento, isso é, a própria se ajusta automaticamente (escurece) a depender da intensidade da luz.

Dá pra notar que essa não é uma máscara convencional como àquelas destinadas a riscos químicos, certo? Da mesma forma, esta não deve ser utilizada para funções que não são apropriadas para a mesma.

Mas um equipamento tão importante requer cuidados especiais? Descubra agora!

CUIDANDO DA MÁSCARA DE SOLDA

O ditado é que todo soldador sabe como tomar conta da sua máscara de solda. Isso não é bem um ditado, porém deveria ser uma verdade.  Caso você tenha algumas dúvidas sobre como conservar esse EPI a fim de garantir que o mesmo terá o máximo de proteção possível por anos!

  1. Sempre guarde a sua máscara em um local seguro, nada de deixá-la largada no local de trabalho, esse é um equipamento que pode não ser tão sensível, contudo, deve ser tratado como tal;
  2. Utilize caixas de armazenamento, especialmente aquelas que vedam o equipamento completamente de meio externo;
  3. Se for passar longos períodos sem utilizar o equipamento, prefira embalá-lo para evitar danos por choques;
  4. Ligue-o com certa frequência, mesmo que não esteja precisando, isso irá garantir que todas as partes funcionem por mais tempo.
  5. Sempre inspecione a máscara a fim de garantir que não há nenhum dano que possa comprometer a sua capacidade de proteção;
  6. Mantenha a máscara sempre limpa, isso evita que qualquer sujeira venha a causar danos nos materiais.

Quer saber mais sobre a máscara de solda? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.