Guia da Prevenção: 05 dicas para melhorar a ergonomia no trabalho

Hora da Segurança: Bota de amarrar Work Boot
9 de maio de 2019
Artigo: O que é o CA e por que ele é importante para a segurança do Trabalho
15 de maio de 2019

Falamos bastante sobre ergonomia aqui no blog! Esse é um tema de extrema importância dentro da segurança do trabalho e também é considerado um dos principais riscos ambientais.

Sendo responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças ocupacionais, esse é, certamente um assunto que merece a atenção tanto dos gestores quanto dos próprios funcionários.

Você pode até pensar que esse é um assunto exagerado, mas já parou para pensar que passamos a maior parte do nosso tempo acordado no trabalho? Esse ambiente de trabalho tem o poder de influenciar diretamente a qualidade de vida de todos que ocupam esse espaço.

Curioso para saber como melhorar a ergonomia no trabalho? Bem, vamos dar algumas dicas para transformar o seu ambiente em algo agradável para todos.

COMO TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO UTILIZANDO ERGONOMIA?

Antes de falar sobre as ações que podem ser realizadas para melhorar o ambiente corporativo, vamos definir bem o que é ergonomia.

O QUE É ERGONOMIA?

É a ciência responsável por estudar a relação entre o trabalhador e seus instrumentos de trabalho, sejam eles quais forem. Esse estudo visa a segurança e eficiência durante essa interação, seja ela com uma cadeira ou com uma serra elétrica.

O objetivo é desenvolver uma relação perfeita entre esses materiais e o trabalhador levando em consideração as capacidades e limitações físicas e psicológicas do mesmo.

5 DICAS-CHAVE QUANDO SE TRATA DE ERGONOMIA

  • Cadeira e posições

Não só a cadeira como toda a estação de trabalho (no caso de atividades em escritórios) deve ser personalizável para que qualquer indivíduo possa trabalhar na posição ergonômica.

Esta é cabeça, coluna e quadris alinhados e retos; braços a um ângulo de 90o, joelhos discretamente abaixo do quadril e pés apoiados no solo ou em um descanso para os pés. Não somente, o monitor deve estar na altura dos olhos e a uma distância de 45 a 70 cm dos olhos.

  • Cuidado ao transportar peso

É comum precisar transportar caixas e materiais para que consigamos desenvolver nossos trabalhos, contudo, existe toda uma técnica para isso ser feito corretamente e que faz toda a diferença.

O peso deve ser perfeitamente aceitável pelo trabalhador e ao elevá-lo do chão o mesmo deve estar completamente agachado, levantando-o com a força das pernas e não das costas.

  • Iluminação é importante

Iluminação demais e de menos podem representar um problema para o trabalhador na hora de desempenhar as suas funções (tais como sonolência e dor de cabeça). Dessa forma, é muito válido contar com um profissional como um arquiteto na hora de projetar a iluminação do ambiente de trabalho.

  • Realizar ginástica laboral

Há quem acredite que isso não é importante, contudo, realizar ginástica laboral diariamente ajuda a evitar doenças ocupacionais como Lesão por Esforço Repetitivo (LER); Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e até mesmo tromboses.

  • Mude de posição

Alterne, sempre que possível a posição em que você está trabalhando. Ficar sempre na mesma posição será cansativo como também pode acarretar os seus riscos. Se você trabalha sentado, por exemplo, procure fazer pequenas pausas para caminhar pelo escritório.

Quer saber mais dicas sobre a ergonomia? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.