Hora da Segurança: Bota de amarrar Work Boot

Artigo: os benefícios do uso do protetor auricular
8 de maio de 2019
Guia da Prevenção: 05 dicas para melhorar a ergonomia no trabalho
14 de maio de 2019

Quando um ambiente de trabalho se prova hostil ao trabalhador, é responsabilidade do empregador oferecer as ferramentas necessárias para que isso deixe de ser um risco, no caso, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Dentro do âmbito dos EPIs, podemos encontrar aqueles direcionados a proteger as mais diversas partes do corpo, dentre elas, os pés! Sim, os pés também precisam ser protegidos!

Mais especificamente, as botas de segurança são o EPI responsável por isso. Cada tipo de atividade exige um tipo de proteção, contudo, falaremos um pouco sobre a importância desse equipamento para o trabalhador.

A IMPORTÂNCIA DA BOTA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Como qualquer outra parte do corpo, os pés também são de extrema importância para as atividades de um indivíduo. Pois certamente ninguém gostaria de ver seus membros inferiores como um todo sendo prejudicados em um acidente de trabalho, certo?

A bota de segurança protege os trabalhadores contra diversos perigos, dentre eles:

  • Queda de materiais: desde materiais pesados até mesmo pontiagudos, a bota de proteção é uma ótima barreira para evitar pés esmagados, quebrados, dilacerados, etc.
  • Queda do indivíduo: botas costumam ter uma ótima aderência ao chão, evitando assim possíveis quedas e suas consequências. Desde que a bota esteja em bom estado de conservação, ela poderá proteger o trabalhador desse risco;
  • Descargas elétricas: funcionários que lidam diretamente com corrente elétrica devem usar uma bota específica com esse tipo de proteção;
  • Objetos perfurocortantes: nada pior que pisar em algo pontudo no chão, não é? Pois bem, a bota de segurança também é uma ótima forma de evitar isso. Sem mencionar que pregos e vidros podem resultar em tétano, por exemplo, trazendo consequências ainda piores ao indivíduo.
  • Trombadas: quem nunca bateu o mindinho em uma quina que atire a primeira pedra. Ao utilizar a botina o trabalhador evita este tipo de lesões.

PROTEÇÃO MÍNIMA QUE A BOTA DEVE PROPORCIONAR

Assim como a bota de amarrar Work-Boot com bico de aço, as botas de proteção devem apresentar o mínimo de proteção garantida para os pés dos trabalhadores. Dessa forma, as mesmas devem passar por ensaios que atestem a sua seguridade e, não somente, também devem ter o Certificado de Aprovação (CA).

As botas foram aprovadas e testadas pelas Normas ABNT NBR ISO 20344:2015, ABNT NBR ISO 20345:2015 que dispõem as seguintes observações:

  1. Aprovado para proteção contra impacto no nível de energia de no mínimo 200 J e contra a carga de compressão de no mínimo 15 KN.
  2. Calçado com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E) e com resistência ao escorregamento em piso de cerâmica contaminado com lauril sulfato de sódio (detergente) (SRA).
  3. Cabedal resistente à penetração e à absorção de água (WRU).
  4. Solado resistente ao óleo combustível (FO).

Vale ressaltar também que o CA do produto encontra-se na lateral do solado.

Quer saber mais sobre a bota? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.