Hora da Segurança: protetor auricular concha modelo muffler – NRRSF 21 dB

Artigo: como a gestão do EPI contribui para a redução de acidentes
29 de maio de 2019
Guia da Prevenção: quem deve emitir o ASO?
4 de junho de 2019

A segurança auditiva é um tópico bastante frequente quando a temática envolve segurança do trabalho. Isso se dá, principalmente, porque a perda parcial ou total da audição é uma das doenças ocupacionais mais comuns.

Nesse sentido, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com os protetores auriculares são essenciais para o exercício de diversas profissões. Algumas ainda pedem os protetores auriculares concha, aqueles que parecem fones de ouvido gigantes.

Eles oferecem uma proteção superior contra os ruídos provenientes do ambiente de trabalho e são necessários em alguns casos específicos. Por exemplo, o Modelo Muffler NRRSF 21 dB é indicado para ruídos acima de 85 dB (A).

Curioso para saber mais sobre os protetores auriculares e sua função na proteção da audição dos trabalhadores? Continue lendo esse texto.

POR QUE E QUANDO UTILIZAR PROTETORES AURICULARES?

O ruído no ambiente de trabalho é um fator que pode não só levar a perda de audição, mas também trazer inúmeros malefícios para a qualidade de vida de um indivíduo levando ao aparecimento de diversos problemas na vida do mesmo:

  • Nervosismo;
  • Alterações circulatórias;
  • Alteração de visão;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Alterações gastrointestinais; dentre outras.

Frente a isso e ainda a possibilidade de perder a capacidade de ouvir completamente, a utilização de um EPI que neutralize esse risco e as demais complicações é necessário.

Qualquer situação de trabalho em que indivíduo fique exposto a um ruído equivalente a 85 dB (A) ou mais, pode ser considerada situações insalubres de trabalho. Sendo 8h o máximo de exposição diária permitida para esse nível de ruído e diminui proporcionalmente ao aumento do mesmo.

LEGISLAÇÃO E O USO DE PROTETORES AURICULARES

A Norma Regulamentadora (NR) 06 estabelece a obrigação dos empregadores em fornecer os EPIs para os seus funcionários e a destes de utilizá-los. Nesse caso, qualquer ambiente em que o ruído passe os limites do aceitável, deve-se ter disponíveis protetores auriculares.

COMO UTILIZAR E CUIDAR DE UM PROTETOR AURICULAR DO TIPO CONCHA

Para utilizar o protetor auricular do tipo concha de forma efetiva, é necessário atentar-se a alguns passos básicos:

  • As conchas devem cobrir as orelhas completamente;
  • Fios de cabelo que fiquem entre a cabeça e o abafador devem ser retirados, o seu contato deve ser com a pele;
  • Usar o protetor na posição vertical para que possa proporcionar uma vedação mais eficiente;
  • Não utilizar brincos e outros acessórios, uma vez que eles podem diminuir a eficiência do EPI.

Não somente na hora de usar o protetor auricular é necessário ter atenção. Após o uso, algumas boas práticas também garantem que eles continuem efetivos e seguros para usar.

  • Limpá-lo com água, pano e sabão neutro e só a utilize quando completamente seca, uma vez que essa retém água, inviabilizando o uso;
  • Inspecione o EPI quanto à sua capacidade de vedação e a flexibilidade das espumas internas;
  • Armazene sempre em lugar limpo e preferencialmente fechado, evitando contaminação e possíveis insetos.

Quer saber mais sobre protetores auriculares? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.