Hora da Segurança: Respirador Advantage – meia peça facial

Artigo: a história da Segurança do Trabalho no Brasil
1 de maio de 2019
Guia da Prevenção: conheça o laudo de periculosidade
7 de maio de 2019

Os respiradores são parte importante da rotina de trabalho de inúmeros trabalhadores que estão expostos a riscos que afetem o seu sistema respiratório ou usem este como forma de entrada para o corpo.

Nesse caso em específico, o Respirador Advantage trata-se de uma meia peça facial que pode ser combinada com inúmeros filtros de acordo com a necessidade do ambiente de trabalho, a exceção de centros cirúrgicos ou ambientes de saúde, já que esses exigem máscaras completamente vedadas.

Curioso para saber mais sobre o uso de respiradores no ambiente de trabalho? Continue lendo esse texto para mais informações.

A IMPORTÂNCIA DO USO DE RESPIRADORES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Inúmeras ocupações demandam o uso de proteção para as vias respiratórias, normalmente associados ao risco químico, esses Equipamentos de Proteção Individual (EPI) podem proteger o indivíduo contra fumaças, névoas, vapores orgânicos, gases ácidos e até mesmo partículas suspensas.

Normalmente esses riscos estão associados a locais como indústrias petroquímicas, farmacêuticas, na agricultura, na construção civil ou mesmo no manuseio de materiais considerados perigosos.

No caso do respirador, o seu design permite que os cartuchos sejam facilmente trocados a partir de um sistema de encaixe que também não atrapalham o campo visual.

CUIDADOS NO MOMENTO DO USO DO RESPIRADOR FACIAL

Antes de tudo, deve-se avaliar a vedação do respirador:

  • Não utilizar bonés ou gorros que possam interferir na vedação dos respiradores faciais;
  • Não passar os tirantes dos respiradores sobre hastes de óculos, capacetes ou protetores auriculares;
  • O uso de outros EPIs não deve influenciar na vedação da peça facial.

Ainda há outros cuidados a serem observados tais como manutenção e higienização do equipamento:

  • Todos os filtros devem ser trocados após atingir a sua saturação, esta dependerá de inúmeros fatores que também devem ser observados e somente por pessoas devidamente treinadas;
  • A higienização deve ser periódica quando utilizado por uma só pessoa, contudo, quanto à utilização por mais de um trabalhador, deve-se limpar após cada uso;
  • O prazo de validade dos filtros deve ser sempre respeitado;
  • O armazenamento dos respiradores deve ser em locais livres de contaminantes no ar, dessa forma, aumentando a sua vida útil.

O uso e manutenção dos respiradores devem sempre ser desempenhados por pessoal devidamente treinado, evitando assim qualquer erro de manutenção, diminuindo a vida útil do equipamento e também colocando em risco a saúde do trabalhador.

Antes de adquirir esse produto o empregador deve assegurar-se que, assim como o Respirador Advantage, o respirador foi testado e aprovado frente às normas NBR 13697/2010, ABNT NBR 13694:1996, NBR 13696/2010 e tenha um Certificado de Aprovação (CA) válido.

Quer saber mais sobre respiradores? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.