Guia da Prevenção: a importância do uso dos EPIs

Hora da Segurança: Macacão Tychem TK nível A
13 de junho de 2019
Artigo: por que investir em segurança do trabalho?
19 de junho de 2019

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não é um assunto novo aqui no Blog, sempre que é oportuno, trazemos essa pauta à tona para discussão.

Seja em temas específicos como as responsabilidades – se você ainda não sabe o que é, continue lendo esse texto – ou mesmo em abordagens mais generalistas como essa. Afinal de contas, é claro que o EPI é importante, certo?

Bem, vamos discutir mais a fundo essa temática a fim de deixar alguns pontos claros. E ainda, para uma discussão mais aprofundada sobre todos esses temas, recomendamos que veja o nosso ebook “O EPI e a sua Importância”.

OS NÚMEROS DOS ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL

O nosso país percorreu um longo caminho quando falamos sobre a segurança e saúde do trabalhador. Deixamos de ser um dos países mais precários nesse quesito e vemos o número de acidentes diminuir bastante.

Muito disso se dá a pressões governamentais e uma dura legislação trabalhista que visa justamente a preservação da classe trabalhadora. De 2012 até 2017 houve uma queda de 27,4%, contudo, isso não é motivo para acomodação, temos muito ainda a se fazer!

Vamos abordar agora um pouco sobre o conceito de risco e seus pormenores, deixando claro o papel dos EPIs na prevenção dos mesmos.

O QUE É RISCO?

Existem 5 tipos principais de riscos ambientais que podem estar presentes no trabalho:

  1. Risco ergonômico: está diretamente ligado a forma como as pessoas se relacionam com o ambiente de trabalho, tais como movimentos ou posturas erradas causando desconforto ou mesmo afetando sua saúde;
  2. Riscos mecânicos: ação ou movimento de partículas, peças ou partes contra o corpo do operário podendo causar danos;
  3. Riscos físicos: qualquer forma de energia produzida que possa causar danos ao trabalhador como ruído ou calor;
  4. Riscos químicos: substâncias, compostos ou produtos que possam entrar no organismo do trabalhador;
  5. Riscos biológicos: exposição à micro-organismos que causem danos.

E é para proteger os indivíduos de cada um desses riscos que existem os EPIs. Estes são feitos para cancelar ou amenizar esses riscos de forma a preservar o indivíduo.

Existem luvas especiais para lidar com riscos mecânicos, a exemplo das luvas de marceneiros, assim como aquelas para lidar com riscos biológicos, a exemplo das luvas de látex usadas por profissionais de saúde. Esse é um exemplo que deixa clara a versatilidade desses produtos.

QUAL A RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR E DO EMPREGADO?

Como empregador, o mesmo deve assumir a responsabilidade de adquirir e distribuir aos funcionários os EPIs adequados para as ocupações desempenhadas. Não somente, o mesmo deve treinar todos no uso desses equipamentos, afinal de contas, ter e não saber como utilizar corretamente não adianta em nada.

Da mesma forma, os empregados têm a obrigação de utilizar os EPIs de acordo com as instruções dadas pelo empregador. No caso de recusa, o funcionário pode até ser demitido por justa causa! Nesse sentido, os superiores sempre devem estar fiscalizando o uso apropriado dos EPIs.

Ficou curiosos sobre o tema? Confira o nosso e-book gratuito lá temos um material informativo completíssimo sobre essa temática, onde discutimos todos o assunto de forma mais profunda e completa.

Gostou do texto de hoje? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.