Guia da Prevenção: diferença entre validade do EPI e validade do CA

Hora da Segurança: mini caixa de travamento de parede
20 de junho de 2019
Artigo: simplificando a NR 23
26 de junho de 2019

Se você já acompanha o nosso blog, sabe que questões relacionadas aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são temas bastante frequentes aqui. Especialmente porque a sua importância nunca pode ser subestimada.

Para tanto, temos também que tratar de um tema que ainda gera bastante confusão a validade do EPI e do Certificado de Aprovação (CA). O que cada uma dessas datas limítrofes quer dizer e porque são importantes.

Para deixar isso claro, criamos esse texto, mas também um infográfico grátis com todas as informações que você não pode deixar de saber! Em especial se você lida com segurança do trabalho em algum âmbito.

O QUE É O CA?

O CA é uma espécie de número de registro (com validade) emitido que era emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo é garantir a qualidade e funcionalidade daquele EPI em específico. Não somente, qualquer equipamento que não tenha esse registro não pode ser considerado um EPI.

Quer seja de fabricação nacional ou importado, EPIs somente podem ser comercializados com a devida certificação e no prazo estipulado da validade. Contudo, o CA pode ainda ser renovado e essa obrigação é da empresa que comercializa o equipamento.

Tudo isso é para garantir que as empresas tenham acesso a equipamentos que realmente irão garantir a segurança dos seus funcionários. Ou seja, o CA existe para atestar a eficácia do equipamento de proteção!

Você já conseguiu entender a diferença entre a validade do CA e do EPI? Bem, vamos deixar isso claro para você.

A VALIDADE DO CA VERSUS DO EPI

Quando falamos sobre a validade do CA, estamos nos referindo diretamente ao prazo de comercialização daquele EPI. Esse prazo de validade pode ser renovado, como falamos acima e o produto pode voltar a ser comercializado.

Agora imagine, ao comprar uma carne em um supermercado, a mesma está vencida. Você acredita que é possível renovar o prazo de validade deste produto? Bem, a resposta para isso é não.

A validade do EPI é similar a validade da carne. Ela é determinada pela fabricante e quer dizer que a utilização daquele equipamento não deve ser feita após tal prazo. Isso porque depois disso o fabricante não atesta a sua segurança.

Um EPI, apesar de desempenhar uma função demasiada importante para o trabalhador, é um produto como outro qualquer e passa por testes de estresse para certificar até quando é seguro utilizá-lo. É daí que surge a da validade do EPI.

Ficou claro? Validade do CA diz respeito a comercialização do produto e a validade do EPI é sobre até quando o fabricante atesta a segurança para a utilização do mesmo.

Gostou do texto de hoje? Você tem acesso a essa mesma informação em nosso infográfico! Acesse aqui e veja tudo de maneira simples e completa! 

Gostou do infográfico? Caso tenha alguma crítica ou dúvida, entre em contato pelo Facebook ou via e-mail ou pelo e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.