Hora da Segurança: anemômetro com medição de temperatura e umidade

Artigo: simplificando a NR 23
26 de junho de 2019
Guia da Prevenção: 7 passos para reduzir acidentes do trabalho
2 de julho de 2019

Um anemômetro é um aparelho específico para medição de velocidade de fluídos. Estes podem ser líquidos ou mesmo gasosos. Normalmente são empregados em locais como tubulações de ar e versões mais modernas tem mais funções como medição de temperatura e umidade, sendo um pacote completo!

Esse é um equipamento de medida, dessa forma, sua função está intimamente ligada a aferir as condições de trabalho a qual os trabalhadores estão expostos. 

Curioso para saber mais sobre esse equipamento, como funciona e qual sua função na segurança do trabalho? Continue lendo esse texto!

COMO FUNCIONA O ANEMÔMETRO

A primeira vista, pode-se até pensar que esse equipamento é um ventilador portátil ou mesmo um cata-vento, contudo, a ventoinha que está em seu corpo (ou acoplado através de um fio) tem a função de “absorver” o vento, não de gerá-lo.

Existem inúmeros modelos no mercado, mas, sem exceção, todos eles têm essa ventoinha. Eles são úteis em diversos setores do mercado, testes de variáveis meteorológicas até mesmo em ambientes fechados.

O seu funcionamento é bem simples, o vento faz com que hélices girem e, dessa forma, o aparelho é capaz de calcular a velocidade que o vento está se deslocando.

Modelos mais modernos também vêm com duas análises a mais: temperatura e umidade. Isso faz com que esse aparelho seja ideal como um indicativo de ambientes de trabalho que possam ser insalubres.

O ANEMÔMETRO E A SEGURANÇA DO TRABALHO

Os trabalhadores são expostos diariamente a diversos agentes que podem ser prejudiciais à sua saúde, especialmente, se tratando de ambientes de trabalho como fábricas, construções e ambientes confinados. 

De modo geral o Anemômetro e outros equipamentos de medição existem para garantir que os trabalhadores têm as condições ideias de trabalho. E caso isso não seja possível, eles servem para indicar a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPIs e EPC).

Essas ações preventivas podem ser a diferença entre vida e morte, muitas vezes. Por exemplo, em um ambiente confinado em que é verificado que não há circulação de vento deixa o trabalhador alerta que ele deve entrar com um equipamento que lhe permita respirar naquele ambiente.

CUIDADOS COM O ANEMÔMETRO

Como qualquer equipamento, deve-se ter alguns cuidados com o anemômetro a fim de fazer com que a sua vida útil se estenda por anos!

  • Cuidado com as hélices, é a parte responsável pela medição dos fatores externos e costuma ser delicada;
  • Não permitir o acúmulo de poeira, até porque essa pode entrar nas áreas móveis e prejudicar o aparelho;
  • Não deixar o equipamento perto de fontes de calor;
  • Atenção as baterias para que as mesmas não danifiquem o aparelho.

Quer saber mais sobre o anemômetro? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.