Guia da Prevenção: 7 passos para reduzir acidentes do trabalho

Hora da Segurança: anemômetro com medição de temperatura e umidade
27 de junho de 2019
Artigo: o que muda no PPRA com a chegada do eSocial?
3 de julho de 2019

Todos os gestores que se preocupam com a segurança e saúde no trabalho procuram soluções para diminuir o risco e o número de acidentes dentro das paredes corporativas. Contudo não existe uma solução única ou uma receita mágica.

Isto se dá porque cada ambiente de trabalho é único, contudo, algumas atitudes gerais certamente tem o potencial de ajudar a entender como a empresa funciona e quais os riscos que moram ali dentro.

Curioso para saber quais são os 7 passos para reduzir acidentes de trabalho? Continue lendo esse texto e depois baixe o nosso ebook com o conteúdo completo!

UM RESUMO DO QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NO NOSSO EBOOK

Certamente não é simples criar um ambiente seguro, contudo, com esses passos simples que foram desenvolvidos pela MOB Soluções Digitais fica bem mais simples. Veja:

  • Mapeie a gestão de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

As pessoas que poderão te dar o melhor feedback a respeito de possíveis falhas no processo de gestão de EPIs são seus próprios colaboradores.

Dessa forma, entreviste uma boa parcela de seus funcionários de todos os âmbitos da hierarquia a fim de levantar todas as informações importantes e as organize sistematicamente.

Uma vez feito isso, será muito mais fácil visualizar as oportunidades de melhora, entendendo quais são as dores de cabeça enfrentadas diariamente pelos seus colaboradores.

  • Saiba onde estão os seus gargalos

Outra forma interessante de entender o dia a dia da sua empresa sob uma perspectiva da segurança do trabalho é entender os processos. Mais precisamente, os processos relacionados a gestão de EPI.

É importante ter acompanhamentos constantes para o levantamento de possíveis gargalos e problemas. 

  • Crie uma estratégia de gestão

Crie uma estratégia para gerir a entrega dos EPIs no ambiente de trabalho. Tenha em mente que tudo tem que estar registrado e os funcionários devem ser devidamente treinados para lidar com esses equipamentos.

  • Atenção às atividades de maior risco

Não é porque o seu funcionário está devidamente equipado que ele está imune a possibilidade de acidentes de trabalho. 

Sendo assim, fique de olho em todas as atividades que acontecem em sua empresa, especialmente aquelas que apresentam um maior risco.

  • Documente os resultados alcançados

A documentação é uma parte importante da segurança do trabalho. Afinal de contas, como você saberá quais estratégias estão funcionando?

Não basta registrar que o EPI foi devidamente entregue aos seus colaboradores, registre também as abordagens, o antes e o depois.

  • Divulgue e conscientize a sua equipe

A criação de uma cultura de segurança na empresa é algo feito ao longo do tempo, não há outra forma que não o investimento no aprendizado contínuo. Apresente também os resultados dos esforços da empresa pela segurança coletiva etc. 

  • Ferramentas para melhor gestão

Estamos no século XXI, sendo assim, conte com ferramentas modernas (clique aqui para conhecer algumas) para fazer a diferença na gestão da segurança dos seus colaboradores.

SAIBA MAIS EM NOSSO EBOOK

Aqui está só um pequeno preview do que encontrar em nosso ebook. Baixe-o e o utilize para melhorar a gestão de segurança do trabalho da sua empresa.

Quer saber mais como reduzir acidentes? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.