Guia da Prevenção: use ferramentas para melhorar a segurança do trabalho

Hora da Segurança: conjunto de chuva para motoqueiro
4 de julho de 2019
Artigo: EPI para portadores de deficiência: entenda a mudança na NR 06
10 de julho de 2019

Ter diversas estratégias para garantir a segurança do trabalho é essencial para assegurar a integridade física e a saúde de todos os colaboradores. Não somente, também é uma ótima forma de aumentar a produtividade da empresa, ultimamente melhorando os negócios.

Dentro dessas estratégias está o registro das práticas de prevenção adotadas pela empresa, afinal de contas, segurança do trabalho também é uma ciência e é necessário manter todos os dados possíveis registrados.

Curioso para saber como fazer isso? Separamos algumas ferramentas que podem ser facilmente aplicadas em sua empresa e gerar ótimos resultados no que diz respeito a criação da cultura da segurança!

  • Registro de Prevenção

Muitos trabalhadores não gostam do registro preventivo (como também é conhecido) porque costumam ser associado à delação. Isso porque é nesse “livro” que ficam salvos todas falhas de segurança, por exemplo, um funcionário que não utilizou um Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Isso é importante porque informa aos supervisores em segurança do trabalho, normalmente a CIPA, sobre as principais falhas dentro do ambiente de trabalho, ultimamente levando a ações direcionadas.

  • Análise de risco

Essa é uma das principais ferramentas para realizar o levantamento e registro dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Esta é uma das ferramentas mais utilizadas em qualquer ambiente de trabalho e tem grande impacto nas estratégias de prevenção.

Isso porque, após a identificação e análise dos riscos, é possível avaliar a sua gravidade e aplicar medidas coletivas para correção desse problema. Quando isso não for possível, faz-se a análise dos EPIs necessários.

Nessa análise, além do ambiente de trabalho em si que vai desde a iluminação até a jornada de trabalho, os processos também serão analisados a fim de identificar qualquer risco que o colaborador possa estar exposto. 

  • Diálogo Diário de Segurança (DDS)

Essa é outra ferramenta amplamente adotada, especialmente em locais onde os riscos são muitos (como na construção civil, por exemplo), o DDS é simplesmente imbatível quando o assunto é conscientização e empoderamento do trabalhador quanto a sua própria segurança.

Essas conversas normalmente acontecem antes da jornada de trabalho e trazem assuntos relevantes para o cenário no qual todos estão inseridos. Esse tipo de prática traz uma maior responsabilização pela sua própria segurança e também deixa os colaboradores prontos para se recusarem a entrar em situações de risco.

Essa é uma poderosa ferramenta na construção da famosa cultura da segurança, normalmente é subutilizada ou subjugada. Não cometa esse erro!

Claro, esses diálogos sempre devem ser registrados a fim garantir a sua efetividade através de otimizações e feedback dos participantes.

PRONTO PARA IMPLEMENTAR ESSAS E OUTRAS FERRAMENTAS?

Os profissionais de segurança do trabalho estão sempre criando novas ferramentas para serem implementadas no ambiente de trabalho, suas finalidades são as mais diversas! Quer saber mais sobre elas? Continue acompanhando o nosso blog e deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.