Hora da Segurança: conjunto de chuva para motoqueiro

Artigo: o que muda no PPRA com a chegada do eSocial?
3 de julho de 2019
Guia da Prevenção: use ferramentas para melhorar a segurança do trabalho
10 de julho de 2019

Certamente motoqueiros são uma parcela do trânsito que estão particularmente susceptíveis às intempéries que o tempo pode trazer. Sendo assim, um equipamento de segurança muito importante para essa parcela em específico é o conjunto de chuva.

Caso você tenha dúvidas sobre a importância desse item para os seus funcionários que trabalham sobre a motocicleta – ou mesmo para um cidadão comum – vamos falar um pouco mais sobre a importância do mesmo.

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO CONTRA CHUVA

Capas de chuva convencionais são consideradas como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tendo inclusive o Certificado de Aprovação (CA). Sendo assim, podemos começar essa discussão demonstrando que essa já é uma preocupação referente aos riscos que os colaboradores estão expostos diariamente.

Vemos diversas versões das capas de chuva, desde as transparentes que a maioria das pessoas tem em casa, até mesmo as utilizadas pelas indústrias. Estas, inclusive, são feitas de um material muito mais resistente uma vez que também servem como proteção para substâncias químicas.

Temos também aquelas que são desenhadas para atender as necessidades de motoqueiros, sendo um conjunto completo similar a um macacão. Contudo, não pode ser considerado um EPI por falta de um CA.

NECESSIDADE DE OFERECER PROTEÇÃO PARA O TRABALHADOR

Tendo em vista que o conjunto de chuva para motoqueiro não é um EPI, ele não é um item obrigatório certo?

Bem, não é bem assim.

Primeiramente que está previsto em lei que é obrigação do empregador tomar todas as medidas necessárias para assegurar a segurança e saúde do trabalhador. Certamente estar exposto a temporais não é uma situação sem impacto na saúde do colaborador, não é mesmo.

Nos referimos a Lei no 8.213 de 24 de julho de 1991. Ademais, a NR 11 afirma que “serão exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.”

Trabalhadores como seguranças que ficam circulando uma determinada área em motocicletas, por exemplo, necessitam ter a sua disposição um conjunto para chuva ou ainda outra solução que assegure que o mesmo não estará exposto a esse risco.

DICAS PARA ESCOLHA DE UM BOM CONJUNTO DE CHUVA

A escolha de um bom conjunto de chuva é algo importante para assegurar que o trabalhador realmente estará protegido contra a chuva. Sendo assim, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  • Resistência do produto, garantir que o conjunto seja produzido em um material duradouro;
  • Possuir elástico ou velcro nos pulsos e tornozelos para assegurar que não entrará água;
  • Verificar as especificações de higienização do fabricante;
  • Ter gola alta para interação com capacete;
  • Ter tampas nos bolsos.

Quer saber mais sobre o conjunto de chuva para motoqueiro? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.