Óculos de Proteção com Grau: o que você precisa saber para ficar mais protegido

Como realizar o descarte adequado de EPIs?
19 de dezembro de 2019
Evite acidentes com a gestão eficiente de SST
22 de janeiro de 2020

Os olhos são uma das partes do corpo mais afetados por acidentes de trabalho, por isso é essencial utilizar os óculos de proteção, já que  esse EPI garante a segurança do colaborador. 

Os óculos de proteção são indicados para trabalhos que envolvam soldagem, produtos químicos e biológicos, vidro e madeira, pois são produzidos com lentes capazes de resistir ao calor e à projeção de objetos.

Óculos de Proteção e Óculos de Proteção com grau

Os óculos de proteção comuns são EPIs previstos pela NR 6, que tem como objetivo oferecer proteção aos olhos dos colaboradores contra acidentes. Segundo a NR 6, item 6.3: 

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

  1. a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  2. b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  3. c) para atender a situações de emergência.

A norma também se aplica aos colaboradores que precisam utilizar os óculos de grau. Sendo assim, o colaborador deve receber um óculos de segurança que sobreponha o de grau de forma perfeita ou um com armação interna em que a lente com grau possa ser acoplada.

Adequação do EPI

Para que o EPI funcione da forma correta, é preciso que as lentes dos óculos sejam receitadas por um oftalmologista, que irá verificar qual é o seu erro de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia) e o grau adequado para corrigir o problema de visão. É importante ressaltar que quanto mais adequados forem os EPIs, menores os riscos de acidentes no trabalho.

Tratamento das Lentes

Além de escolher o grau correto, é essencial que os óculos possuam o tratamento adequado das lentes para cada tipo de trabalho.

Antiembaçamento: colabora para que as lentes não fiquem embaçadas, evitando ofuscar a visão. 

Antiestática: contribui para diminuir o acúmulo de pó

Antirrisco: diminui os riscos em lentes de policarbonato 

Antirreflexo: melhora a nitidez e aumenta o conforto 

Hidrofóbico: repele a água

Certificação do EPI

O Certificado de Aprovação (CA) é obrigatório para todos os EPIs. No caso dos óculos de segurança graduados, o CA corresponde ao conjunto de lentes e armação, pois não existe um CA apenas para armação ou lentes. Em alguns modelos são utilizados clips, para fixar as lentes à armação e esses acessórios também devem ser certificados. 

Com medidas bem simples é possível garantir a segurança dos colaboradores e criar um ambiente de trabalho livre de acidentes. 

SEGURO É ESTAR PRESENTE

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog para ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.