Você sabe o que significa as cores dos capacetes na construção civil?

Evite acidentes com a gestão eficiente de SST
22 de janeiro de 2020
Tire suas dúvidas com perguntas e respostas sobre o coronavírus
30 de janeiro de 2020

A cabeça é uma das partes mais expostas, especialmente nos ambientes de construção civil. O capacete de segurança é um EPI fundamental para garantir a proteção contra impactos e ferimentos, além de proteger contra o sol quando os trabalhos são desempenhados no ambiente externo. 

O uso do equipamento não é exclusivo para quem está trabalhando efetivamente na obra, sendo importante que visitantes também usem o EPI e se mantenham protegidos. Até as cores do capacete desenvolvem um papel importante, já que elas ajudam a identificar a função de cada participante da obra.

Segundo o item 6.3 da NR-06, o capacete é um EPI obrigatório nas seguintes situações:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

c) para atender a situações de emergência.

Além de ser fundamental para manter o colaborador seguro, o capacete ainda serve para um outro objetivo. O EPI ajuda a identificar a função de cada pessoa presente na obra por meio da cor que lhe é atribuída. Quem define as cores para cada profissão é a própria empresa, pois não existe um padrão estabelecido. As cores podem ter o seguinte significado:

Capacete Branco/Cinza: engenheiros, estagiários, técnicos, mestre, encarregados

Capacete Azul: pedreiros

Capacete Laranja: eletricistas

Capacete Marrom: carpinteiros, visitantes

Capacete Preto: operador de máquinas

Capacete Vermelho: bombeiros

Capacete Amarelo: visitante

Lembrando que é responsabilidade da empresa oferecer os capacetes de segurança aos seus colaboradores e direito do empregado cobrar pelos EPI’S necessários para a realização de seu trabalho.