PGR: 6 passos para implantar na sua empresa!

Aumente a segurança dos seus colaboradores através da ergonomia!
14 de junho de 2021
5 erros mais comuns no uso de EPIs
30 de junho de 2021

Se você é um profissional de Saúde e Segurança do Trabalho, viemos te ajudar!

Nós sabemos que a proteção é o princípio do seu trabalho e assim como você, nós nos dedicamos a transformar empresas de todo o Brasil em ambientes mais seguros para seus profissionais. Por isso, hoje vamos falar sobre a implantação de práticas que garantam a proteção dos colaboradores e evitem os riscos ocupacionais, ajudando a identificar perigos e lesões ou agravos. 

Mas, não precisamos explicar o que é o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), porque isso a gente já falou por aqui. Então vamos além e te daremos 6 dicas para garantir a implementação dele de forma rápida e eficaz.

Vale lembrar que riscos ocupacionais envolvem todas as situações que apresentem riscos de danos à saúde do trabalhador, incluindo acidentes de todos os tipos, desde ergonômicos até acidentes graves ligados ao calor, corte e demais variações, principalmente em grandes indústrias.

De forma geral, para evitar que os colaboradores estejam expostos a qualquer risco, o primeiro passo é analisar o ambiente em que estes profissionais estarão inseridos para garantir que a exposição seja minimizada, incluindo a definição dos EPIs essenciais para cada local em que forem atuar.

Mas, veja os itens que nossos especialistas listaram para levar em conta: 

1-     Evitar Riscos Ocupacionais, fornecendo os instrumentos adequados às atividades exercidas e ao tipo de risco ao qual o colaborador é exposto.

2-     Identificar perigos, lesões e agravantes, através da análise do técnico de segurança que realizará um trabalho completo no local.

3-     Avaliar os riscos ocupacionais existentes, como possíveis quedas, exposições químicas, contaminações, riscos de choque elétricos, incêndios etc.

4-     Classificar os riscos ocupacionais segundo a sua gravidade, pequena, média ou alta; e natureza, física, química, biológica ou ergonômica. 

5-     Implementar medidas de prevenção, como a utilização correta dos EPIs, treinamento dos colaboradores e sinalização do local.

6-     Controlar os riscos ocupacionais, reduzindo as chances dos acidentes e a gravidade deles sempre que possível.

Quer entender mais sobre o assunto? Nós podemos te ajudar!