Acidentes de trabalho na sua empresa? É hora disso acabar!

5 erros mais comuns no uso de EPIs
30 de junho de 2021
NR35: quais as regras para o trabalho em altura e a importância dos treinamentos!
1 de setembro de 2021

Nos últimos anos as tecnologias em segurança no trabalho têm melhorado de forma exponencial. Novos dispositivos são lançados e os clássicos são revisados e aprimorados de forma a facilitar e assegurar a segurança do trabalhador. Mesmo tendo acesso a esses produtos, o Brasil continua com números assustadores de acidentes de colaboradores e hoje é o 2o colocado em óbitos no ambiente de trabalho dentro do G20, grupo que engloba vários países como Estados Unidos, Rússia, Japão e Indonésia.

Desde 2012 até 2020 foram computados 21.467 óbitos de trabalhadores no nosso país. São 6 mortes a cada 100 mil empregos formais. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A boa notícia é que os números de óbitos vêm diminuindo nos últimos anos. Em 2019 foram registrados 1866 óbitos por fatalidades laborais, é a primeira vez que é registrado um número menor que 2000 mortes desde 2002.

Não apenas o número de mortes diminuiu, mas a quantidade de acidentes totais, incluindo os não fatais, apresentou redução de 2% em 2019 quando comparado ao ano anterior. Entretanto, é preciso frisar que os números estão longes de ser satisfatórios, rondando os 580 mil casos. Para Katya Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi, a tímida melhora nos dados, se deu pelo avanço na SST das empresas, o que refletiu em políticas mais eficazes de prevenção de acidentes e gestão de risco.

Outro ponto a ser discutido são as doenças causadas pelo, ou contraídas no ambiente de trabalho. Os dados do INSS apontam que foram notificados mais de 96 mil casos de trabalhadores doentes pela prática laboral em 2019. Outro ponto que chamou a atenção foi a quantidade de auxílios-doença por transtornos psicológicos: 289 mil em 2020.

Além da perda humana imensurável e todos os transtornos causados a comunidade, todos esses dados implicitam um gasto alto para as empresas. Estima-se que acidentes de trabalho e doenças pela prática laboral custem às empresas mais de R$ 300 Bilhões ao ano.

Diante desse cenário, urge a necessidade de trabalharmos juntos para assegurarmos o bem-estar dos colaboradores. Na Casa do EPI você encontra diversas soluções em EPIs para manter os trabalhadores protegidos durante a jornada de trabalho. Em nosso portfólio você vai encontrar produtos para todos os tipos de atividades laborais. Entre em contato com a gente!

REFERENCIAS:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/01/brasil-e-2o-pais-do-g20-em-mortalidade-por-acidentes-no-trabalho.ghtml https://protecao.com.br/estatisticas/previdencia-social-divulga-as-ultimas-estatisticas-de-acidentes-de-trabalho-no-pais/