Você sabe o que significa AET?

Dispositivo de descida – tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento
21 de dezembro de 2021
Ruídos sonoros: quando eles prejudicam a audição?
4 de fevereiro de 2022

De acordo com a NR 17, a sigla AET significa “Análise Ergonômica do Trabalho”.

Ela é uma exigência a todas as organizações cujos funcionários realizam trabalhos físicos com sobrecarga ou movimentos repetitivos.

Trata-se de um estudo das ferramentas, maquinário, mobiliário e ambiente de trabalho, no que se refere à iluminação, ventilação, postura. Tudo o que diz respeito ao bem-estar físico e psicológico do colaborador durante a execução de seu ofício.

O objetivo da AET é mapear os riscos ergonômicos e desenvolver ações e estratégias que minimizem o impacto na saúde e no desempenho do colaborador.

Essa norma deve ser elaborada e assinada por especialistas na área de ergonomia, como: fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança e educadores físicos.

Mas quais são os benefícios da AET para a organização?

Aumento da produtividade: como a análise possibilita reduzir a repetição de movimentos e a sobrecarga, os processos ficam mais confortáveis e, portanto, mais fáceis e rápidos de serem executados.

Redução das faltas: as LMERT – Lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho – estão entre as maiores causas de faltas ou afastamento de colaboradores. Melhorando a ergonomia, diminuem-se as chances de lesão.

Melhora na qualidade da produção: o bem-estar físico e emocional permite que o colaborador desenvolva um produto melhor.

Ambiente de trabalho organizado: ferramentas, mobiliário e iluminação adequados deixam o ambiente mais arrumado e distribuído, beneficiando a todos. Minimização de processos trabalhistas: a ergonomia reduz a chance dos colaboradores desenvolverem problemas de saúde.

Credibilidade junto a clientes e fornecedores: quando se cuida da saúde e da segurança do colaborador, aumenta-se a confiança com as outras pessoas e organizações que se relacionam com a empresa, inclusive seu público consumidor.

Redução de custos: maior engajamento dos colaboradores, menos faltas, menos processos e a admiração dos clientes resultam em mais vendas e menos despesas.

A AET não se resume somente ao cumprimento de uma lei ou regulamentação. É, sobretudo, um cuidado com a qualidade de vida e segurança do trabalhador, que ainda por cima agrega produtividade à empresa.

Quer saber mais sobre a AET ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Entre em contato conosco através do e-mail marketing@bunzlepi.com.br ou (31) 3328-7200.