Controle de estoque de EPIs

EPIs para plantação e Colheita!
4 de fevereiro de 2022
Manutenções para todos os tipos de equipamentos: conheça nosso Centro de Reparos especializado
21 de fevereiro de 2022

Sempre que pensamos em segurança no trabalho, precisamos ter em mente que é muito importante que todas as empresas tenho o controle de estoque de EPI. Isso porque, ele serve como proteção de todo o ambiente de trabalho seja o local seguro e adequado. É necessário que EPI seja um produto de qualidade esteja dentro do prazo de validade e seja armazenado em estoque. Precisamos sempre ofertar toda a qualidade para que todo o trabalho seja feito com muito profissionalismo. O controle de estoque de EPI, garante que as condições de uso e valido de cada equipamento estejam adequados.

Qual é a importância para a empresa?

A proteção do seu colaborador só é eficaz e segura, quando os EPIs estão em bons estado de conservação. Sendo assim, em diversas empresas de diferentes setores, os técnicos em segurança são os responsáveis por este trabalho. É muito importante que se disponibilize a eles um planejamento que eleve em consideração critérios importantes para que se tenha uma ótima conservação do EPI.

Controle de estoque, como deve ser feito?

Para que você tenha um controle de estoque de EPI seguro muito eficiente, é preciso saber que em primeiro lugar, precisamos definir qual equipamento é fundamental para a segurança de seu funcionário. Sendo assim, para uma empresa é fundamental saber quais tipos de riscos seus colaboradores estão, qual sua situação de vulnerabilidade, e por quanto tempo, pois isso irá definir todas as dores que uma empresa e colaborador enfrenta. Além disso, o empregador precisa sempre garantir todo o fornecimento de EPI de qualidade quanto a manutenção e responsabilidades de como esse trabalhador irá manusear e usar o equipamento.

Como conservar os EPIs?

Ao adquirir um equipamento de EPI, você recebera um manual de instruções com todas as informações de cuidados e sinas que devem ser observados. Tenha sempre eles higienizado em excelentes condições uso. Certifique-se que todos os EPIs adquiridos estão aprovados pelo Inmetro e dentro do prazo de validade informado pelo Certificado de Aprovação (CA). Saiba qual é o dispositivo precisa de um inspeção formal feita por um profissional legalmente habilitado para isso, pois dependendo do equipamento a inspeção é feita pelo fabricante. EPIs como capacetes, protetores auditivos, calçados, óculos e respiradores devem ser higienizados diariamente com pano úmido e secos com papel toalha. Mas para os uniformes, peneiras, luvas, devem ser lados com sabão neutro, secos e guardados em locais limpos e arejados.

Esse são produtos responsáveis por toda as segurança do ambiente de trabalho dos colaboradores.