Cinta Ergonômica: quando devo trocar?

Manutenções para todos os tipos de equipamentos: conheça nosso Centro de Reparos especializado
21 de fevereiro de 2022
Prevenção de acidentes: a importância dos EPIs para evitar acidentes graves com seus colaboradores
28 de março de 2022

Todos os profissionais precisam de materiais de EPIs que os protejam de um acidente de serviço. Por isso, toda empresa precisa fica muito atenta com os equipamentos e com a sua regulamentação.

Um dos equipamentos que muito usados são as cintas ergonômica. Ela responsável por proteger uma das partes mais importantes do corpo do trabalhado, a coluna. Sem ela, o especialista em determinada função ficará exposto a todos riscos que envolvam essa região, podendo proceder para um acidente, desgates ou lesões. Por isso, devemos sempre usar equipamentos de qualidade em nossos serviços.

Cinta Ergonômica o quê?

A cinta ergonômica, mais conhecida também como cinta lombar ou cinta lombar ergonômica, é um produto ergonômico para a coluna do trabalhador. Ela funciona como um cinto de proteção que deve ser utilizado na região da lombar. Isso porque, essa é uma região muito importante para o nosso organismo pois, além de dar sustentação para nossa coluna, serve como proteção para a mesma. É só ficar em pé para a região lombar ser ativada. Além disso, nos momentos em que o trabalhador levada peso, a coluna vertebral sobre uma forte pressão e minimizada pela sustentação muscular. Isso porque, com o tempo e sem a proteção adequada, a pressão pode resultar em lesões corporais que podem incapacitar o funcionário de continuar trabalhando. Sendo assim, a cinta é fundamental em determinadas profissionais e trabalhos. Ainda assim, ela corrigi a postura do trabalhador até mesmo quando ele trabalha sentado. Isso porque, mesmo trabalhando sentando, se sua postura não estiver correta você pode oferecer risco à coluna.

Onde devo utilizar esse equipamento?

Ela deve ser utilizada em varias atividades, isso porque é um equipamento super versátil, mas o que deverá ser levado em consideração é a presença ou ausência do risco a qual o produto está disposto a proteger. A Cinta Ergonômica é muito utilizada nas áreas: construção civil, em almoxarifados, indústria, estoquista e transportadores de mercadoria, mas não é só para os casos que envolvem levantamento de cargas pesadas. Isso porque, ela deve ser utilizada para proteger a coluna do trabalhador que passa boa parte de seu tempo sentado como: atendentes de telemarketing, motoristas e operadores de máquinas. Outra área que se utiliza muito esse equipamentos são nas práticas de alguns esportes. Alguns atletas de musculação que realizam agachamento ou levantamento de peso.

Como escolher o melhor equipamento?

A escolha da melhor Cinta Ergonômica varia de marca para marca que você compre. Mas aposte em uma cinta que tem as seguintes descrições: base resistente e forte, onde oferecerá sustentação à região lomba, faixas laterais ajustáveis, que fortalecerão essa parte do corpo, proporcionando também o endireitamento da postura e suspensório também ajustável, que auxiliará na posição de trabalho, mantendo um alinhamento correto na coluna vertebral. Certifique-se também que, ele proporcionar conforto para o usuário (não pode ser um tecido muito rígido, por exemplo); oferecer durabilidade, que implica em economia para o comprador e segurança para o profissional. Então lembre-se, com segurança do trabalho, todo mundo só tem a ganhar.