Equipamentos de proteção: mitos e verdades

Categorias de EPIs mais vendidos, descubra aqui
15 de abril de 2022
Conheça os 5 EPIs para proteger o enfermeiro em sua jornada de trabalho
12 de maio de 2022

Quando o assunto é Segurança no Ambiente de Trabalho, todo cuidado é pouco. Seja na construção, na indústria ou no comércio, as questões relacionadas a QSSMA são fundamentais para proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho de prosperidade e valor. E o primeiro passo está na correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual.

Mas são tantas informações as quais você precisa se atentar que muitas vezes a confusão fica ainda maior. Por isso, separamos para você alguns mitos e verdades sobre os EPIs.

Mitos e verdades sobre o uso:

1- Os EPIs devem ser comprados pelo próprio funcionário?

Mentira. É obrigação da empresa fornecer todos os equipamentos necessários, de acordo com cada função, além de treinar o colaborador quanto ao uso. Mas é responsabilidade do funcionário zelar por sua conservação.

2- Os EPIs causam desconforto

Mentira. Todos os EPIs são confeccionados com alta tecnologia, pensando na segurança e também no conforto de cada colaborador. Já que existem funções que demandam a utilização do EPI por períodos prolongados de tempo, é fundamental que o colaborador se sinta plenamente apto a execução do trabalho – seguro, confortável e sem distrações.

Caso você perceba algum tipo de desconforto na utilização do EPI, ATENÇÃO! Pode ser um indício de função, uso ou tamanho incorretos.

3- Você é obrigado a usar EPI

Sim, verdade. A utilização dos EPIs está diretamente ligada à sua função. Se a função exercida é uma que demande a utilização do EPI, definição que vem das NRs – Normas Regulamentadas, o uso é obrigatório. Assim como é dever do Empregador fornecer e treinar os colaboradores para uso dos EPIs, é dever dos colaboradores fazer o uso correto destes e prezar por sua conservação.

Portanto, os trabalhadores que se recusarem a usar os equipamentos podem ser demitidos por justa causa.

4- EPI não é necessário se eu trabalhar com cuidado

Mentira. Se a função exercida demanda a utilização do EPI, isso significa que tal função apresenta risco inerente à saúde do colaborador. Portanto, o uso é obrigatório. Claro que essa é mais uma medida de segurança, e o trabalho com zelo e cuidado continua sendo essencial. Segurança completa vem da união de dois fatores: cuidado e atenção, e uso correto do EPI. Nunca deixe de usá-los durante a execução de funções perigosas.

Agora que você já sabe tudo sobre esses mitos e verdades, cuide-se! USE OS EPIs!