Nós como distribuidor de EPI e provedores de soluções, sentimos que falta nas empresas instruções sobre comportamento seguro. Por este motivo, criamos o conteúdo: 7 práticas de um comportamento seguro.
Quando falamos em Segurança do Trabalho, além dos equipamentos de proteção individual ou coletiva, não podemos deixar de citar um dos principais quesitos que influenciam nas atividades seguras e saudáveis de seus colaboradores: comportamento seguro.
O comportamento humano é um fator crucial para evitar acidentes e complicações de seus colaboradores no ambiente de trabalho.
Assim como aprendemos na autoescola que o comportamento seguro no trânsito é imprescindível para evitar acidentes, no ambiente de trabalho não é diferente. A conduta dos colaboradores é uma condição fundamental para a segurança dos mesmos.
Mesmo com o uso de EPI, o funcionário não está livre de acidentes, por frequentar e praticar atividades em zonas de risco constantes.
Contudo, o que significa ter um comportamento considerado seguro no trabalho? Aqui estão alguns exemplos:
Essas são algumas ações, dentre muitas, que podem fundamentar um comportamento seguro dos funcionários ao desempenhar suas funções. Para promovê-las, você que é gestor, engenheiro ou técnico de segurança do trabalho ou tem alguma função relacionada a essas práticas, precisa executar treinamentos periódicos com sua equipe para conscientizá-la e com isso permitir que esteja cada vez mais preparada para desenvolver seu trabalho com segurança. É muito importante estar sempre atento e verificar os possíveis riscos que seus funcionários podem correr, prevenindo-os com frequentes análises e estudos.
E lembre-se: o reconhecimento é um combustível potente de motivação para seus colaboradores. Desse modo, é louvável que a liderança de sua empresa saiba recompensar aqueles que contribuem e se comportam seguramente nos locais de trabalho, até mesmo com elogios, agradecimentos ou premiações.