Glossário ST: CPATP (Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário)
Toda terça-feira, publicamos conteúdo sobre os principais temas relacionados à Segurança de Trabalho. Essa semana, o assunto tratado é a CPATP (Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário).
A comissão é regulamentada pela Norma Regulamentadora n° 29 e tem como principal objetivo prevenir acidentes, melhorar o ambiente de trabalho e disseminar boas práticas de segurança para funcionários portuários.
Segundo a NR, a grande finalidade da CPATP é “regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.”
Dentre as principais atribuições da CPATP, todas definidas pela NR Nº 29, podemos destacar:
Os membros da CPATP são escolhidos por meio de votação de representantes, sendo que a comissão precisa de um presidente, um vice-presidente e um secretário. O mandato de cada candidato eleito dura dois anos, sendo permitida a reeleição.
A criação e manutenção da CPATP em empresas portuárias é imprescindível para o bom funcionamento da organização e, por isso, você deve conhecer suas atribuições.
Quer saber mais sobre a CPATP ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.