Hoje é terça-feira, dia de sabermos mais sobre uma terminologia tão conhecida da Segurança do Trabalho: o INMETRO, nosso Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Para entender a importância do instituto, temos que voltar ao século XX, quando o crescimento da indústria passa a demandar a criação de instrumentos eficazes de controle de medidas, a fim de proteger os direitos tanto de produtores quanto de consumidores. É nesse contexto que é concebido o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM).
Mas o crescimento econômico brasileiro, a partir de década de 60, somado às exigências das novas tecnologias, fizeram com que o INPM fosse substituído pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, hoje chamado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, criado, segundo o próprio instituto, para “fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.”
Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o INMETRO atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
Dentre suas atribuições, destacam-se:
Quer saber mais sobre o INMETRO ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook-PROT Facebook-CEPI e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.