Quando abordamos o assunto segurança no trabalho é relativamente simples falar sobre trabalho em altura, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e até mesmo da frequentemente esquecida L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), mas uma faceta do trabalhador que é recorrentemente negligenciada é a sua saúde psicológica.
A ansiedade no trabalho é um problema real e inúmeras pessoas sofrem com esse problema. Isto tem motivado diversos estudos e também impulsionado empresas a modificar a sua rotina para acomodar essa nova realidade que os seus colaboradores se encontram.
Diversos são os fatores que causam ansiedade no trabalho e diversas também são as formas com que as empresas e os próprios funcionários podem lidar com esse problema. Para saber mais sobre esse assunto, basta continuar lendo esse texto!
O QUE É ANSIEDADE NO TRABALHO
A ansiedade é um transtorno que pode ter diversas origens, mas podemos descrevê-la como uma constante mal-estar físico e psíquico, uma espécie de aflição que toma do indivíduo, impedindo que ele desenvolva suas atividades normalmente.
Mesmo quando não impede que o colaborador realize o seu trabalho 100%, certamente, o mesmo está escondendo os seus sintomas e as consequências podem ser muitos piores.
Nesse momento é interessante fazer uma observação: a ansiedade de forma geral não é uma condição clínica, muito pelo contrário, todos nós experienciamos ansiedade todos os dias, seja pela espera de uma promoção no trabalho, chegar em casa para ver os entes queridos, ver um filme, etc.
O problema está justamente quando a ansiedade passa dos limites e começa a afetar diretamente a rotina e saúde do indivíduo e o mesmo é tomado por reconsiderações. Um paralelo que demonstra bem esse tipo de pensamento é exprimido pela Folha de São Paulo: “Não vai dar certo. Não vai dar tempo. Não vou conseguir. Coração acelerado, tremor nas mãos, suor, Medo.”
Em outras palavras, esse indivíduo está sempre em um estado de alerta, algo extremamente desgastante.
OS SINTOMAS DA ANSIEDADE NO TRABALHO
Os sintomas da ansiedade são bastante conhecidos, porém não são uma regra. Alguns apresentam somente o tradicional incômodo psíquico, contudo, existem manifestações que podem ser sentidas e medidas no corpo.
Esses sintomas são:
Em casos extremamente agravados o indivíduo pode ter ataques de pânico em que experiência sensação de morte, tontura, nervosismo incontrolável e até desmaios. Existem casos que podem ser, inclusive, confundido com ataques cardíacos.
Ademais, há estudos relacionando o desenvolvimento de depressão em decorrência da ansiedade seja ela ocasionada pelo ambiente de trabalho ou não.
Como dissemos, uma pessoa pode sofrer de um combro diferente desses sintomas, variará de indivíduo para indivíduo, contudo, a sua natureza sempre a mesma, o estresse no trabalho.
CAUSAS DA ANSIEDADE NO TRABALHO
Muitas vezes a ansiedade está intimamente ligada a como a empresa lida com o trabalhador, seja ao estabelecer metas e objetivos simplesmente irracionais para o espaço de tempo ou pela falta de reconhecimento pelo investimento que o funcionário faz na empresa.
O ambiente corporativo é um ímã para situações de estresse e quando o clima interno da empresa não colabora, quem sofre com isso é a saúde do trabalhador. Dentre as principais causas estão:
Tudo isso causa uma situação de desgaste tanto da equipe quanto do indivíduo e leva ao desenvolvimento dos sintomas que comentamos acima, e muitas vezes, os funcionários levam sequelas desse clima para a sua vida pessoal e até outros trabalhos.
A PREVENÇÃO DA ANSIEDADE NO TRABALHO
Não cabe somente ao colaborador prevenir a ansiedade no trabalho, mas isso é uma ação conjunta entre empresa e funcionário. Nesse sentido, separamos ações que ambas as partes podem desenvolver para uma relação de trabalho perfeita.
O QUE A EMPRESA PODE FAZER
Esse tipo de investimento não só reforça a relação do funcionário com a empresa, como também estimula a produtividade e diminui a possibilidade de afastamentos.
O QUE O FUNCIONÁRIO PODE FAZER
Dessa forma, fica estabelecido que ter um ambiente de trabalho saudável é uma via de mão dupla entre a empresa e o seu funcionário. Pode não existir uma legislação específica quando tratamos de segurança no trabalho, contudo, a saúde mental é tão importante quanto qualquer outra!