AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
Segundo a norma regulamentadora NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é uma exigência a todas as organizações cujos funcionários realizam trabalhos físicos com sobrecarga ou movimentos repetitivos.
Trata-se do estudo das ferramentas, maquinário, mobiliário e ambiente do posto de serviço, no que se refere à iluminação, ventilação, postura, entre outros itens que dizem respeito ao bem-estar físico e psicológico do trabalhador durante a execução de seu ofício.
O objetivo é mapear os riscos ergonômicos, a fim de desenvolver ações e estratégias que minimizem o impacto na saúde e no desempenho do trabalhador.
A AET deve ser elaborada e assinada por especialistas na área de ergonomia, tais como: ergonomistas, fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança, designers, educadores físicos, entre outros.
Entre os benefícios da AET para a organização estão:
Podemos entender, portanto, que a AET não se resume ao cumprimento de uma lei ou regulamentação. É, sobretudo, um cuidado com a qualidade de vida e segurança do trabalhador, o que, além de uma questão de humanidade, ainda agrega produtividade à empresa.
Quer saber mais sobre a AET ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br
Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.