Segurança em Foco: Luva de alta tensão
22 de novembro de 2018
A importância de manter a higiene no trabalho
28 de novembro de 2018

CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente)

Instituído pela Lei 6.938/81, que trata da política nacional de meio ambiente, o CONAMA é o órgão do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) que estuda as políticas governamentais no que tange à preservação da natureza. É responsável por criar padrões sustentáveis de trabalho, adequados à vida e ao meio ambiente.

O conselho é presidido, atualmente, pelo Ministro do Meio Ambiente e representa órgãos federais, estaduais, municipais, setor empresarial e sociedade civil. É formado por Plenário (com representantes de entidades ambientalistas governamentais ou não, de entidades profissionais de saneamento, de cada governo estadual, de trabalhadores das áreas urbanas e rurais, das polícias, das populações indígenas e tradicionais, entre outros), CIPAM (Comitê se Integração de Políticas Ambientais), Grupos assessores, Câmaras técnicas e Grupos de trabalho.

Entre as competências do CONAMA estão:

  • Estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;
  • Determinar a realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental;
  • Definir normas e padrões nacionais de controle da poluição causada por veículos automotores, aeronaves e embarcações.
  • Constituir normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos;
  • Organizar sistemática de monitoramento, avaliação e cumprimento das normas ambientais;
  • Avaliar regularmente a implementação e a execução da política e normas ambientais do país;
  • Elaborar, aprovar e acompanhar a implementação da Agenda Nacional do Meio Ambiente.

As reuniões do conselho são públicas, abertas à sociedade e acontecem a cada três meses no Distrito Federal. Cada reunião precisa contar com dois terços do colegiado, especialmente para validação de decisões.

Quer saber mais sobre a CONAMA ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.