OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Glossário ST: CID
20 de novembro de 2018
Segurança em Foco: Luva de alta tensão
22 de novembro de 2018

Não é de hoje que sabemos que a prática de atividade física pode auxiliar na saúde de um indivíduo, não só na saúde física, mas também na social, uma vez que também ajuda na manutenção de uma boa autoestima. Mas se te falarmos que essa prática também pode auxiliar na segurança no trabalho?

Seja o assunto ansiedade no trabalho ou mesmo desempenho como um todo, hábitos de vida saudáveis somente têm a acrescentar ao desempenho do colaborador. Não somente, incentivar essas práticas ajudam a construir uma boa relação entre o empregador e empregado.

Hoje vamos falar como a prática de exercícios físicos podem trazer benefícios diretos à saúde do colaborador.

A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS E O DESEMPENHO NO TRABALHO

Bons hábitos de saúde seja ao sair do sedentarismo ou se alimentar de forma saudável só tem a acrescentar na vida do indivíduo como um todo. Mas o que exatamente é esse benefício? Bem, vê-se como um indivíduo saudável aquele que tem saúde física e mental, ou seja, ausência de doença e estar bem consigo mesmo.

Qualquer pessoa que pratique atividades físicas estará menos predisposta a sofrer com o estresse de sua rotina, seja no trabalho ou em casa e também terão uma melhor qualidade de vida, com muito mais bom-humor, pode acreditar!

Ademais, com o incentivo a prática de atividades físicas, também é possível estimular o trabalho em equipe uma vez que os colaboradores podem ser parceiros nessa nova empreitada, contudo, tudo isso dependerá do clima empresarial criado.

ATIVIDADES QUE PODEM TRAZER BENEFÍCIOS

Encaixar atividades físicas na rotina pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para aqueles que moram longe do trabalho, contudo, deve ser uma prioridade para o indivíduo conseguir praticar algum exercício.

Existem diversas atividades que podem ser praticadas:

  • Musculação;
  • Caminhada e corrida;
  • Ciclismo;
  • Atividades aquáticas como polo e natação;
  • Pilates;
  • Dança, a famosa zumba e outros estilos;
  • Yoga também pode ser uma ótima atividade física;
  • Crossfit;
  • Artes marciais ou luta; dentre outras opções.
  • Esses são somente alguns exemplos, vale a pena pesquisar a fundo até achar aquela atividade que irá te manter entusiasmado a continuar.
  • O custo da prática também pode ser um obstáculo facilmente superado, uma vez que boa parte das atividades acima mencionadas são gratuitas, tais como corrida e ciclismo, por exemplo.

A SEGURANÇA DO TRABALHO E A ATIVIDADE FÍSICA

A segurança do trabalhador deve ser a prioridade número 1 da empresa na relação trabalhista, isso implica dizer que o incentivo a ter hábitos de vida saudáveis também deve estar dentre suas ações para a criação de uma cultura de segurança.

Os benefícios diretos e indiretos desse hábito são:

  • Auxilia no bom funcionamento do coração;
  • Ajuda em casos de prisão de ventre;
  • Amplamente conhecido como método para combater a ansiedade no trabalho, o estresse e a depressão;
  • Melhora o humor e autoestima;
  • Previne doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dislipidemia;
  • Aumenta a disposição; dentre outros.

Podemos inferir desses itens que uma pessoa que pratica exercícios físicos estará muito mais satisfeita em ir para o trabalho e isso implicará diretamente em uma maior atenção ao desempenhá-lo e também um melhor desempenho.

Mas o que a empresa pode fazer nesse sentido? Essa é uma pergunta bastante válida nesse momento, afinal, a escolha de praticar exercícios físicos (a não ser que seja diretamente ligado à prevenção de doenças laborais) é algo que diz respeito somente ao próprio indivíduo.

Nesse sentido, o que pode ser feito são programas de incentivo como palestras demonstrando como bons hábitos terão impactos positivos tanto na vida pessoal quanto na profissional dessas pessoas!

Esse conteúdo pode ser facilmente incluído nas palestras sobre ergonomia, boas práticas para evitar acidentes de trabalho e até na ginástica laboral! Falando sobre isso, vamos descobrir agora o que é!

A GINÁSTICA LABORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

A ginástica laboral nada mais é que uma atividade física realizada no próprio ambiente de trabalho com objetivo de prevenir o aparecimento de doenças ocupacionais. Alguns exemplos desse tipo de doença é a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.) que pode afetar qualquer pessoa esteja ela na linha de produção ou na frente de um computador.

Essa prática trata em especial de exercícios compensatórios e de alongamento das estruturas corporais envolvidas em suas atividades. Pessoas que dirigem muito, por exemplo, essas farão exercício para alongar os músculos da mão e braço assim como algumas caminhadas, evitando ficar sentado por longos períodos de tempo.

A Ginástica laboral pode ainda ser dividida em duas a depender do momento em que ela for praticada:

  1. Ginástica de pausa ou compensatória: realizada durante as suas horas de trabalho dentro das dependências da empresa, relaxando aqueles músculos que estão sendo demasiadamente utilizados e promovendo a circulação;
  2. Ginástica de Relaxamento ou Manutenção: feita somente após o expediente mais voltada para exercícios aeróbicos de flexibilidade e musculação.

Uma ideia que certamente pode conquistar os seus funcionários é implementar uma academia no ambiente de trabalho, permitindo que os mesmos sempre tenham acesso aos exercícios necessários para manter a sua qualidade de vida e também a sua qualidade na vida profissional.

É simples levantar o ponto da importância do exercício físico para o ambiente empresarial quando colocamos sobre a visão da ginástica laboral, pois, muitas vezes é a única forma de prevenir o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Também não se deve esquecer que a saúde mental é de extrema importância, o indivíduo deve ser estimulado a estar sempre cuidando de si mesmo para que então possa desempenhar um bom trabalho.

A prática de exercícios físicos certamente traz muitos benefícios para os colaboradores dentro e fora da empresa, sendo assim, deve ser uma atividade estimulada pelas próprias a fim de manter também a segurança do trabalho!

Continue lendo o nosso blog para se especializar cada vez mais no assunto segurança do trabalho. Até a próxima!