Segurança em Foco: Luva de alta tensão

OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR
21 de novembro de 2018
Glossário ST: CONAMA
27 de novembro de 2018

O choque elétrico é a sensação sentida por uma pessoa quando tem o seu corpo sujeitado à passagem de uma corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua. São enormes os riscos que o trabalhador está sujeito quando opera com eletricidade. O contato com o corpo e as partes energizadas de uma instalação elétrica de baixa tensão produz o chamado “choque elétrico”, e se for de alta tensão, têm-se o “arco elétrico” que precede de contato, e em geral, leva à morte.

Assim, para garantir a segurança dos colaboradores foi criada a NR 10 que tem o objetivo de estabelecer “os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.” – caso queira saber mais sobre a NR clique aqui.

Um dos primeiros equipamentos de segurança que é pensado quando se trata de risco elétrico é a luva de segurança, hoje vamos abordar um pouco mais sobre a luva de alta tensão.

Suas características:

  • Luva isolante de borracha, classe 2, para alta tensão, tipo II. Para ser utilizada em situações de risco de choque elétrico;
  • Confeccionada em borracha de acordo com as normas específicas ASTM D120/NBR 10622.

O que significa estar de acordo com a NBR 10622?

Esta Norma é aplicável a: luvas isolantes e luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, que são normalmente usadas em conjunto com luvas de proteção vestidas sobre as luvas isolantes para prover proteção mecânica; luvas isolantes e luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, utilizáveis sem as luvas de proteção.

Quer saber mais sobre a luva de alta tensão ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.