[Artigo] A importância da psicologia das relações humanas e do trabalho

Zero Acidentes: Você incentiva e fiscaliza o uso de EPI na sua empresa?
22 de janeiro de 2019
Manual da Segurança: Sistema para enlonamento de caminhão
23 de janeiro de 2019

A psicologia das relações humanas dentro do ambiente de trabalho é algo que nos influencia muito mais do que percebemos, imerso que estamos em nossas rotinas e problemas pessoais.

Contudo, ao parar para prestar atenção como as interações trabalhistas influenciam a todos (de secretário ao gerente) é que nascem linhas de pesquisa como psicologia organizacional e das relações humanas. O objetivo dessas é melhorar o clima organizacional e promover uma maior produtividade de toda a empresa.

Talvez você esteja se perguntando qual a relação entre essa temática e segurança do trabalho. Bem, para matar essa dúvida, continue lendo esse texto!

O QUE É PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS E DO TRABALHO

A teoria das relações humanas surgiu no estado de Illinois nos Estados Unidos no ano de 1930. A confecção desse conceito se deu a partir da observação do ambiente de trabalho em uma fábrica, na qual foi observado a mudança de parâmetros frente ao comportamento dos funcionários.

No meio desses estudos chegou-se a três conclusões:

  1. As relações sociais construídas dentro do ambiente de trabalho têm maior influência que as estruturas organizacionais;
  2. É necessário estabelecer uma relação de troca (duas vias) entre colaboradores e gestores;
  3. Deve haver a presença de um líder para garantir a ordem e que todos estão caminhando para atingir a mesma meta.

Já encontrou a relação entre a teoria das relações humanas e a produtividade, motivação e até mesmo segurança no trabalho? Bem, todos esses são pontos que influenciam diretamente o clima empresarial e como conseguinte, tem efeito direto nos fatores mencionados.

Não é à toa que esses estudos deram origem ao indispensável ao campo e também ao Departamento de Recursos Humanos dentro das empresas, onde o foco é justamente manejar as relações interpessoais com foco em otimizar processos!

AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

As relações humanas no trabalho são um dos principais fatores para o clima organizacional, influenciando de maneira negativa ou positiva os processos dentro da empresa.

Quando melhor for as relações interpessoais, maior será a motivação dos colaboradores e, por conseguinte, serão muito mais engajados com as atividades desenvolvidas na empresa. É uma forma indireta de otimizar processos.

O ser humano compartilha de inúmeros sentimentos bons e ruins e todos eles estão presentes com o indivíduo dentro do ambiente de trabalho. Não importa o quão desejado seja a conduta profissional é praticamente impossível ser completamente imparcial.

Contudo, mesmo aqueles que tem um temperamento mais forte podem seguir essas boas práticas de relação no trabalho:

  • Ter empatia pelo próximo, tratando-o sempre com respeito e dignidade;
  • Respeitar o local de fala do outro;
  • A empresa não é local para indelicadeza e ironia;
  • Reconhecer até onde se deve ir para resolver problemas e procure auxílio dos superiores ou do departamento de RH;
  • Entender que o colega de trabalho não é necessariamente sua competição; dentre outras.

Uma consequência direta dessa aplicação dessas boas práticas é um trabalho em equipe, no mínimo, satisfatório. Não há para onde correr, uma vez em uma empresa com inúmeros funcionários o trabalho em equipe é necessário.

Manter uma boa relação é importante pois inúmeras situações colocam um trabalhador dependente do outro como em casos de elevadores de obras. Uma boa interação entre esses funcionários é certamente algo fundamental para evitar acidentes de trabalho.

Ademais, um bom clima empresarial permite trocas de conhecimento e também uma maior agilidade na hora de desenvolver as tarefas diárias. O trabalho de criar um bom ambiente de trabalho começa mesmo antes da contratação de pessoal, somente enfatizando a importância da psicologia das relações humanas e do departamento de RH.

A PSICOLOGIA E A SEGURANÇA DO TRABALHO NA EMPRESA

Não precisa ser um perito em segurança do trabalho (ou psicologia ocupacional) para poder afirmar que ambos fatores podem ser descaradamente negligenciados pelos gestores.

Quando falamos os conhecimentos de psicologia, estamos falando diretamente da ciência que oferece base para as ações de segurança do trabalho. Existe toda uma dinâmica biopsicossocial que deve ser levada em consideração!

Não somente, é interessante também utilizar técnicas muito bem pensadas para implementar e avaliar essas medidas de segurança. Como um todo isso traz inúmeros benefícios:

  • Detecção rápida de problemas de segurança do trabalho;
  • Intervenções bem-pensadas propiciando um maior bem-estar;
  • Maior conscientização dos colaboradores;
  • Maior grau de felicidade entre os funcionários;
  • Maior engajamento com a empresa;
  • Redução de gastos com afastamentos e provimentos médicos;
  • Menor rotatividade de pessoal.

OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS LIGADOS AO ACIDENTE DE TRABALHO

Existem 3 fatores psicológicos intimamente ligados ao “passo a passo” de um acidente dentro do ambiente de trabalho:

  1. Percepção: cada indivíduo tem uma percepção totalmente diferenciada do mundo e da realidade que está inserido;
  2. Fadiga mental: um dos amigos dos acidentes é justamente a fadiga mental ocasionada por uma saturação de estímulos ou mesmo pela monotonia do trabalho resultando em respostas automáticas e não pensadas, a famosa memória muscular.
  3. Fadiga física: assim como a mental, a fadiga física é um grande agravante. Assim como um caminhoneiro pode dormir no volante por cansaço, um trabalhador de obras pode estar relapso ao seu trabalho.

Ademais, existem outras situações que um bom programa de prevenção de acidentes que é o empoderamento do funcionário. Este jamais deve achar que se negar a realizar um trabalho por não ter as condições mínimas será demitido ou terá retaliações, por exemplo.

Ainda podemos inferir que um bom ambiente de trabalho irá resultar diretamente em um maior respeito a hierarquia, logo, um maior respeito às regras e determinações.

Quer saber mais sobre as relações de trabalho ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.