Artigo: o que é o PCA?
22 de janeiro de 2019
Zero Acidentes: Você incentiva e fiscaliza o uso de EPI na sua empresa?
22 de janeiro de 2019

Quando falamos sobre guinchos galvanizados, estamos falando de um equipamento bastante versátil, contudo, de modo geral é usado para o mesmo propósito: suspender pessoas e/ou cargas como equipamentos e material de construção.

Normalmente utilizado em espaços confinados, o guincho galvanizado é um equipamento com alta adaptabilidade, podendo ser utilizados em diversas situações de trabalho.

Outro ponto que atrai nesse equipamento é a sua facilidade de usar, independente, do fabricante, de modo geral, o modo de utilizar é o mesmo. Mas abordaremos tudo isso mais a frente!

APRESENTANDO O GUINCHO

Como já falamos, esse é um equipamento de tração destinado a materiais ou pessoas que pode ser manual, operado diretamente por um trabalhador, e também o eletromecânico, também chamado de automático.

Cada modelo tem uma capacidade de tração máxima que está sempre identificado por uma plaqueta que fica na prancha ou na cabine do elevador. Ademais, no caso dos guinchos automáticos, é necessário a presença de uma chave de partida com dispositivo de bloqueio, assegurando máxima segurança.

Outro exemplo de guincho é o acoplado a um tirfor, esse destina-se ao arrasto de cargas. O cabo de aço passa dentro de uma caixa com um sistema catracado que gera tração para arrastar cargas.

Este último é amplamente utilizado em obras na hora de mover pequenas cargas. Um dos principais motivos é a facilidade de utilizar e também o seu custo benefício, afinal, as versões manuais são muito mais baratas que as automáticas. E estas nem sempre são

extremamente necessárias.

USANDO O GUINCHO

Os guinchos manuais são divididos por tamanhos, é muito importante avaliar a necessidade específica antes de adquirir, afinal, ninguém quer ter um equipamento que maneja grandes cargas trabalhando em sobrecarga, certo?

Quando falamos sobre guinchos automatizados, se não instalados na laje, o local onde o mesmo está (também chamado de posto de trabalho do operador) deve ser coberto por construção resistente, evitando assim que materiais possam cair no operador. Também não é permitido usar este local como depósito de materiais.

Lembrando sempre que toda essa organização deve ser protegida contra a possível queda de objetos e também deve obedecer ao disposto na Norma Regulamentadora 17 que dispõe sobre ergonomia.

Quer saber mais sobre o guincho galvanizado ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.