Manual da Segurança: Sistema para enlonamento de caminhão

[Artigo] A importância da psicologia das relações humanas e do trabalho
23 de janeiro de 2019
Zero Acidentes: Faça uma análise de riscos dentro da sua empresa
29 de janeiro de 2019

Como você já deve estar bem familiarizado, o sistema de enlonamento é um braço giratório projetado para oferecer um ponto de ancoragem seguro, contudo, ainda assim é móvel. Esse equipamento é especialmente utilizado para operações de carregamento e descarregamento de caminhões.

O sistema de enlonamento serve como uma espécie de guincho que garante que o trabalhador que está realizando uma das operações acima mencionadas não irá cair, afinal, ali existe um risco de queda.

Curioso para saber mais sobre esse equipamento? Continue lendo esse texto, falaremos tudo o que você precisa saber!

CONDIÇÕES GERAIS DE USO DO SISTEMA PARA ENLONAMENTO

Todo e qualquer trabalhador que operar o sistema para enlonamento deve ser previamente capacitado. Ademais, medidas preventivas como a remoção de obstruções, detritos e quaisquer outros matérias da área que o trabalho está sendo realizado devem ser realizadas.

O equipamento deve ser inspecionado com regularidade por um profissional capacitado a fim de atestar que está completamente funcional. Vale ressaltar também que não se devem realizar reparos (somente o fabricante) e, nem utilizar peças que não sejam aprovadas pelo mesmo.

Quanto aos seus usos, esse produto não deve ser utilizado como força de trabalho, isto é, usado para levantar materiais ou mesmo o trabalhador. O seu objetivo é justamente evitar a queda desse funcionário no caso de um acidente.

Um outro ponto muito importante para ser mencionado é que todas as especificações técnicas a respeito da força suportada pelo equipamento devem ser verificadas!

Normalmente o peso máximo gira em torno de 140 kg (trabalhador e equipamentos).

Ao usar, atentar-se também a presença de um contrapeso, normalmente é utilizado outro caminhão, contudo, podem ser outros desde que devidamente posicionados. Quanto a altura que o sistema de enlonamento alcança, esta é variável, sendo de 1,8 a 4,3 m.

Há também um alerta para o uso desse produto quanto a presença de riscos ambientais onde o trabalho está sendo realizado. Isto pode ser: altas temperaturas, gases tóxicos, presença de produtos corrosivos, dentre outros.

Também é importante se atentar a legislação específica da sua região, pois a ancoragem a um veículo de apoio pode ser proibida. Idealmente conta-se com um profissional de engenharia legalmente habilitado para a instalação do equipamento.

Não somente, caso possa realizar a ancoragem em um caminhão de apoio, as condições desse também devem ser específicas, seguindo o que está descrito no manual de cada fabricante.

PRONTO PARA USAR O SISTEMA PARA ENLONAMENTO

Agora que você já está por dentro dos pormenores desse equipamento, já pode adquirir um exemplar para ser usado em seu estabelecimento. Segurança nunca é um gasto, mas sim um investimento.

Quer saber mais sobre o sistema para enlonamento de caminhão ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.