Zero Acidentes: Faça uma análise de riscos dentro da sua empresa

Manual da Segurança: Sistema para enlonamento de caminhão
23 de janeiro de 2019
[Artigo] – Custo de Acidentes do Trabalho: Segurado, Não Segurado e Complementar
30 de janeiro de 2019

A análise de riscos é um passo fundamental para identificar as ameaças que os funcionários estão expostos dentro de um ambiente de trabalho. Essa espécie de levantamento é responsável por promover as mudanças necessárias para criação de um ambiente seguro.

Ao falar de uma análise de risco dentro da empresa é muito válido realizar uma analogia com um diagnóstico médico. Primeiramente, a situação geral é avaliada, gerando uma teoria, esta, será verificada ao final e, logo depois, maneiras de corrigir os riscos são teorizadas e executadas.

O QUE EXATAMENTE ACONTECE DURANTE UMA ANÁLISE DE RISCOS

No momento do diagnóstico de risco, um profissional (ou grupo dele) realizará um levantamento. O objetivo deste é a identificação dos ambientes laborais e os riscos atribuídos a cada um deles pela atividade desenvolvida no local.

Também são verificadas as soluções em segurança do trabalho já aplicadas, atestando sua real efetividade e apontando a possível necessidade de substituição e/ou implementação de novas abordagens.

Ao finalizar a análise, um relatório é elaborado, colocando de forma técnica todos os problemas encontrados, assim também como tudo o que deve continuar.

Além de soluções do tipo implementação de EPI e EPC, também são indicadas boas práticas de trabalho que podem ser melhoradas ou implementadas.

Identificar esses problemas com antecedência traz inúmeras vantagens para a empresa e, claro, para os trabalhadores. Isso é responsável por aumentar o nível de confiança dos colaboradores e, também a sua produtividade, afinal de contas, o mesmo é valorizado e está inserido em um ambiente relativamente seguro.

QUANDO SOLICITAR UMA ANÁLISE DE RISCOS

Realizar essa análise é essencial para aquelas empresas que estão crescendo, em especial ainda, aquelas com rápido crescimento. Essas estão sempre contratando pessoal novo e adaptando uma infraestrutura já existente.

Em espaços como escritórios e empresas que trabalham muito com computação, é muito interessante realizar um diagnóstico de riscos, especialmente, por conta da grande prevalência do risco ergonômico no espaço.

Quer saber mais sobre como reduzir acidentes de trabalho ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.