Zero Acidentes: Realize a DDS dentro da sua empresa

Manual da Segurança: cinta lombar
4 de abril de 2019
Artigo: classificação dos riscos ambientais
10 de abril de 2019

Realize DDS (diálogo diário de Segurança) dentro da sua empresa

Não importa de que segmento estejamos falando, quando se fala sobre segurança do trabalho todas as empresas devem tê-la como uma prioridade em sua cultura organizacional. Não somente para cumprir o que é determinado por lei, mas também porque o funcionário e a sua integridade física e mental são valorizados.

Uma das formas de demonstrar essa preocupação e também promover uma cultura de segurança do trabalho é através do Diálogo Diário de Segurança (DDS). Este é um momento de conscientização do colaborador a respeito dos riscos envolvendo o seu ambiente de trabalho.

Curioso para saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto, abordaremos tudo o que você precisa saber.

AFINAL O QUE É O DDS?

Bem, como o próprio nome já transparece, trata-se de uma pequena reunião de no máximo 15 minutos que é realizada diariamente a fim de informar aos colaboradores a respeito dos riscos presentes em sua ocupação e também a práticas de prevenção de acidentes.

A grande questão do DDS é que ele deve ser realizado diariamente a fim de garantir a manutenção da cultura da prevenção e também deixar os colaboradores em estado de alerta referente aos riscos inerentes a sua ocupação.

Não existe uma legislação específica que descreve a prática do DDS, dessa forma, a sua execução não é obrigatória, contudo, existe algumas passagens específicas encontradas nas Normas Regulamentadoras (NRs) 01 e 09 que justificam a sua existência, respectivamente:

  • Determina que todos os empregados devem ser informados a respeito dos riscos contidos no ambiente de trabalho, assim como das suas medidas preventivas;
  • Contém informações específicas sobre o treinamento de funcionários e outras questões educacionais.

Para informações mais específicas, recomendamos a leitura desses dois documentos na íntegra.

O OBJETIVO DA DDS

Somente para deixar extremamente claro, o objetivo da DDS é conscientizar e empoderar os colaboradores a respeito dos riscos dentro do ambiente de trabalho, assim como as formas de manter a sua integridade física frente a esses.

COMO REALIZAR O DDS

Agora que a importância do diálogo já está bem explicada, podemos falar um pouco sobre como realizar um DDS efetivo!

  • Traga temas atuais

Tente realizar desse momento algo realmente enriquecedor, trazendo discussões atuais sobre a segurança do trabalho. Da mesma forma, lembre-se que isso é um diálogo, sendo assim, esteja sempre aberto às sugestões dos próprios colaboradores.

Esteja atento às mídias e até mesmo as situações do dia a dia que aconteceram na própria empresa podem ser tema de um DDS.

  • Organize tudo com antecedência

Organize um calendário com todas as temáticas dentro de um período de tempo e o divulgue em um local onde todos poderão ver. Isso cria expectativa e também permite que eles se preparem com antecedência.

  • Use linguagem adequada

Esse esforço é em vão se os colaboradores não compreenderem as palestras, dessa forma, utilize sempre uma linguagem adequada para se comunicar com os mesmos, se necessário, evite termos técnicos e aposte no coloquial.

  • Não se estenda

Lembre-se, o objetivo do DDS é ser algo que acontece todos os dias, se for algo longo e desinteressante, terminará desestimulando os colaboradores a participar.

Quer saber mais a DDS? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.