Hora da Segurança: Sistema móvel para Enlonamento de Caminhão

Artigo: O que é o CA e por que ele é importante para a segurança do Trabalho
15 de maio de 2019
Guia da Prevenção: 03 principais problemas de saúde desenvolvidos no trabalho
21 de maio de 2019

O trabalho em altura exige que o empregador utilize inúmeros equipamentos a fim de proteger sua integridade física, principalmente quando o trabalho é feito em veículos de grande porte.

A Norma Regulamentadora (NR) 35, deixa claro que “considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”.

Para situações onde existe a necessidade de realizar enlonamento de caminhões ou qualquer atividade em veículos de grande porte, buscamos soluções no mercado e nos deparamos apenas com sistemas permanentes ou alternativas não seguras e sem mobilidade. Mas hoje, queremos apresentar uma solução eficiente e também segura: a estrutura de ancoragem portátil Miller SkyORB.

Quer saber mais sobre esse equipamento e sobre o seu uso no ambiente de trabalho? Continue lendo esse texto!

O USO DO SISTEMA DE ANCORAGEM PORTÁTIL

Assim como o próprio nome já deixa transparecer, o sistema de ancoragem móvel SkyORB fornece uma ancoragem segura, móvel, acessível e é especificamente utilizado para trabalhos em caminhões, onde o próprio veículo funciona como contrapeso de sustentação do sistema.  

Facilidade de transporte: O equipamento foi desenhado dentro de um conceito modular que é facilmente armado através do uso de uma única empilhadeira.

  • Leveza: O equipamento pesa somente 476 Kg, o que torna o seu uso mais versátil;
  • Versatilidade: Com um mastro telescópico de 6 metros e um braço capaz de girar 360°, o SkyORB  pode ser facilmente posicionado acima da cabeça do operador a fim de diminuir a distância de queda livre e evitar a queda em pêndulo;
  • Segurança: Apresenta tecnologia de absorção de energia patenteada capaz de reduzir as força geradas no sistema após uma eventual queda.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DO EQUIPAMENTO

Qualquer pessoa pode instalá-lo, porém é importante que as instruções de instalação sejam lidas e compreendidas. É importante ressaltar que todas as instalações de dispositivos de ancoragem devem ser validadas (Checadas/Aferidas) por um profissional legalmente habilitado (Segurança do Trabalho). Do ponto de vista técnico, basta um jogo de chaves e uma empilhadeira para que o sistema seja armado. Nao e necessario emissão de ARTe nem projeto, pois ele atende ao anexo II de ancoragem da NR-35 Ancoragem móvel ou provisória.

Assim como qualquer outro equipamento de proteção, esse equipamento apresenta condições e limitações no seu objetivo de prevenir acidentes. Vamos falar um pouco sobre isso a seguir.

O primeiro ponto a ser destacado é que todos os profissionais que irão utilizar esse equipamento devem ser devidamente treinados e ter lido com atenção todo o manual de utilização.

O equipamento deve ser completamente inspecionado com regularidade e por uma pessoa qualificada, a qual saberá identificar possíveis falhas e problemas de desgaste. O equipamento não deve ser alterado, a menos que contenha a aprovação do fabricante!

Outro ponto extremamente importante, é verificar a compatibilidade dos equipamentos de proteção (cinto e trava-quedas) antes de utilizar junto ao sistema de ancoragem portátil. Todos esses sistemas são criados para serem utilizados com componentes específicos.

Também é necessário estar extremamente atento às limitações de uso. Normalmente, estão ligadas ao peso total que é capaz de suportar 140 kg, assim como ao espaço que é necessário para utilizá-lo sem qualquer irregularidade.

Pronto para garantir a segurança do trabalhador?

Fique atento a todos os detalhes relacionados a instalação e utilização do sistema de estrutura de ancoragem portátil! Esse é uma ferramenta bastante útil, contudo, deve ser utilizado corretamente para garantir a segurança dos trabalhadores.

Quer saber mais sobre o sistema móvel para enlonamento de caminhão? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco e tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br