Guia da prevenção: os cuidados com a manutenção das máquinas

Hora da Segurança: capa de chuva Trevira KP350
6 de junho de 2019
Artigo: descomplicando a NR 34
12 de junho de 2019

A manutenção de máquinas está no dia a dia de inúmeras empresas, muito disso se dá porque as mesmas dependem desses maquinários para conseguir produzir! Apesar dessa necessidade a manutenção dos mesmos pode ser fonte de acidentes.

Nesse sentido, toda empresa deve prezar pela segurança e saúde de seus funcionários, especialmente se levarmos em conta que acidentes com máquinas somam uma parcela significativa das ocasionalidades dentro do ambiente de trabalho.

Nesse sentido, separamos algumas dicas para manter a segurança durante a manutenção de máquinas! Curioso? Continue lendo esse texto.

O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS?

Como faz parte da rotina de diversas empresas, certamente o extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se atentou para os seus riscos. Na NR 12 que trata sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos vemos as medidas de segurança necessárias.

Não importa se preventivo ou corretivo, uma máquina é um potencial risco para qualquer trabalhador que lide com ela. Dessa forma, é imprescindível que qualquer um que lide com ela tenha o devido treinamento.

Além disso, como a manutenção é uma operação específica, não basta somente ser apto para operação, a empresa precisa ter alguém treinado (terceiro ou funcionário) para cuidar das revisões dos aparatos.

Isso se dá, principalmente, porque essa atividade expõe o trabalhador a riscos que normalmente não estão presentes ao operar a máquina. Tais como choque elétrico, explosões, riscos mecânicos (cortes, esmagamento, etc.). O cuidado deve ser em dobro para essas atividades.

QUAIS CUIDADOS DEVO TER AO REALIZAR A MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS?

  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

É sempre importante enfatizar a necessidade dos EPIs, seja para operar ou realizar a manutenção de máquinas, eles são imprescindíveis para garantir a segurança do trabalhador.

Luvas de proteção, calçados de segurança, protetores auriculares, óculos de proteção, capacetes de segurança, etc.

  • Equipamento desligado

Antes de tudo, garanta que o equipamento esteja desligado e toda a sua energia residual dissipada. Isso garante que o trabalhador não venha a sofrer um choque elétrico e diminui (ou anula) o risco de explosões.

  • Tenha certeza que ninguém irá ligar por acidente

Se a máquina for ligada na tomada, retire o plugue! Não basta estar em standby. Não somente, todos os controles como disjuntores que alimentam o equipamento devem ser trancados a fim de evitar o acionamento acidental.

  • Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)

Sinalização, isolamento da área ou até mesmo evacuação da área podem ser medidas de segurança tomadas para proteger os demais trabalhadores. Use cores, símbolos, instruções, sinais luminosos, etc. O importante é que todos naquela área estejam cientes que há um equipamento passando por uma manutenção.

  • Nunca realize a limpeza de uma máquina em movimento

Mesmo que não seja uma manutenção mais profunda, tenha certeza que a máquina esteja completamente desligada antes de realizar qualquer ação com a mesma.

  • Mantenha o ambiente sempre organizado e limpo

Falta de organização é uma das fontes de acidentes, nesse sentido, garantir que tudo na área que a manutenção está sendo realizada está em seu devido lugar, é uma forma de prevení-los.

Gostou das dicas de hoje sobre a manutenção de máquinas? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.