Acidente de trabalho? Saiba como proceder!
13 de novembro de 2019
Óculos de Proteção com Grau: o que você precisa saber para ficar mais protegido
13 de janeiro de 2020

Os Equipamentos de Proteção Individual promovem a maior segurança dos trabalhadores. É extremamente importante cuidar para que os equipamentos estejam sempre em perfeitas condições, já que o mau funcionamento de um EPI pode chegar a causar a morte do usuário. É obrigatório possuir o Certificado de Aprovação para todos os equipamentos de proteção individual. As empresas que utilizam EPIs, possuem a obrigação de realizar o descarte dos materiais que já não servem mais para uso. Além disso, para realizar o descarte adequado, é preciso seguir algumas medidas.

Como avaliar a condição de uso dos EPIs?

Os EPIs devem ser avaliados regularmente para determinar se ainda estão em condições de serem utilizados. O profissional responsável pelo descarte deve avaliar se o EPI está dentro do prazo de validade do CA, que é o prazo da certificação dada pelo Ministério da Economia ao equipamento. Também deve checar a data de validade do EPI, que é o prazo de validade definido pelo fabricante. Além de observar se o EPI possui furos, danos irreparáveis ou está sem alguma peça essencial para o bom funcionamento do equipamento.

Como descartar os EPIs? Para realizar o descarte adequado de EPIs, é necessário levar em consideração o risco agregado que cada equipamento possui. Por apresentarem funções distintas e serem expostos a situações diferentes, os EPIs não oferecem os mesmos riscos. Portanto, na hora do descarte, é importante considerar o tipo de EPI, o material de que é feito e qual a contaminação que o item possui. O descarte de um EPI envolve alguns passos importantes como a classificação do resíduo na Classe 1, 2 ou 3.

A Classe 1 se trata dos Resíduos Perigosos que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais devido a suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

A Classe 2 se refere aos Resíduos Não-inertes que não apresentam periculosidade, porém não são inertes. Podem ter propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. Sendo, resíduos com características de lixo doméstico.

A Classe 3 compreende os Resíduos Inertes que ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não possuem nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo. Após classificar o EPI é necessário separá-lo em áreas apropriadas e devidamente identificadas e escolher uma empresa credenciada pelos órgãos ambientais para poder descartar o resíduo de acordo com as exigências mínimas ambientais.

A destinação final do resíduo pode ser a incineração, aterros e segregação, isso vai depender de como o EPI foi classificado. Avaliar os EPIs com regularidade é indispensável para manter a segurança de todos os colaboradores e o descarte feito corretamente contribui tanto para prevenir contaminações, quanto para a proteção do meio ambiente.

SEGURO É ESTAR PRESENTE

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar suas dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.